Título: Dirceu e Gushiken dizem que vão tentar provar inocência na Justiça
Autor: Evandro Éboli e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 12/04/2006, O PAÍS, p. 4

Berzoini: `Denúncia é demonstração que presidente não nomeou um Brindeiro¿

BRASÍLIA. Os ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken, dois dos principais acusados pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, contestaram a denúncia e disseram que vão provar sua inocência na Justiça. O deputado Ricardo Berzoini, presidente do PT ¿ partido acusado pelo procurador de chefiar a quadrilha do mensalão ¿ disse discordar totalmente da denúncia, mas viu um aspecto positivo: o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter nomeado um procurador independente.O coordenador do Núcleo de Assuntos Estratégicos, Luiz Gushiken, ex-ministro da Secom, reagiu à denúncia do procurador argumentando que a representação contra ele se baseia apenas no depoimento de Henrique Pizzolato, que está sendo acionado judicialmente por ele. Declarando-se tranqüilo, Gushiken disse que vai provar na Justiça que não cometeu as irregularidades alegadas pelo procurador na denúncia. ¿ A Procuradoria apoiou-se na acusação de um depoente, o senhor Pizzolato, que está sendo acionado judicialmente por mim. Estou absolutamente tranqüilo e vou agora, no âmbito da Justiça, apresentar provas da minha conduta idônea e correta ¿ disse Gushiken.

¿Não há indício de culpa de José Dirceu¿, diz advogado

O advogado José Luiz de Oliveira Lima, que defende o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, disse que não leu a denúncia, que acusa Dirceu de ser um dos comandantes do esquema do mensalão e o denuncia por formação de quadrilha, mas criticou-a mesmo assim. ¿ Não há qualquer prova ou indício de culpa de José Dirceu. Acho muito estranho se convocar uma entrevista coletiva se a denúncia sequer foi recebida pelo Judiciário. É preocupante ¿ limitou-se a dizer o advogado de Dirceu. Ricardo Berzoini disse que a denúncia é a prova de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não nomeou um procurador-geral para engavetar as denúncias contra o governo e comparou Antônio Fernando a seu antecessor no cargo, Geraldo Brindeiro, nomeado por Fernando Henrique (PSDB). ¿ Essa denúncia é a demonstração clara que o presidente Lula não nomeou um Brindeiro para a Procuradoria Geral da República. Antônio Fernando emitiu a opinião dele, que respeito, ainda que discorde totalmente dele.

Iniciativa do MP era previsível, diz Mercadante

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), considerou previsível a iniciativa do Ministério Público de encaminhar 40 denúncias ao STF por causa do escândalo do mensalão. Mas ele ressaltou que pedidos de indiciamento não podem ser tratados como pré-condenação de ninguém, tendo em vista que todos merecem direito de defesa na Justiça. ¿ Isso era totalmente previsível. As denúncias agora estão numa instância jurídica. Espero que as investigações se aprofundem, que as responsabilidades sejam apuradas e o direito de defesa garantido, tendo em vista que o ambiente político eleitoral do Parlamento nem sempre permite isso ¿ disse Mercadante. Na sua opinião, o resultado das investigações apresentados pela CPI dos Correios poderá contribuir nas apurações feitas pelo Ministério Público. Ele fez questão de ressaltar que não há elementos da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nestas denúncias. ¿ É a mesma conclusão que o Congresso e a CPI já tinham chegado. É bom lembrar também que Investigar algumas pessoas não significa pré-condenação. Quem condena ou absolve é a Justiça.