Título: BNDES PREVÊ AVANÇO DE 5% NO PIB
Autor: Luciana Rodrigues e Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 11/04/2006, Economia, p. 36

Estudo mostra que cresceu a demanda por máquinas e equipamentos

O diretor da área de Planejamento do BNDES, Antonio Barros de Castro, acredita que este ano a economia poderá apresentar crescimento semelhante ao registrado em 2004, quando o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todas as riquezas produzidas no país) avançou 4,9%. O otimismo se deve, principalmente, ao aumento dos financiamentos para a compra de bens de capital pela indústria.

A Sinopse do Investimento, estudo divulgado trimestralmente pelo BNDES, mostrou que houve crescimento de 34% no investimento em bens de capital sem rodas (máquinas e equipamentos) no primeiro bimestre do ano no país, em relação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento inclui as importações, que registraram alta de 42,1%, devido à apreciação do real.

¿ Há indícios crescentes de que 2006 será um ano que reproduzirá o crescimento de 2004. O BNDES já havia percebido, em sua carteira de empréstimos, que uma certa vitalidade exibida em 2004 estava mantida, com o aumento de demanda por investimento em bens de capital. Temíamos que esses sintomas estivessem restritos apenas ao nosso universo, mas dados do IBGE e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram o mesmo ¿ disse Barros de Castro, que classificou de ¿tropeço¿ a desaceleração do PIB registrada no ano passado.

Já a demanda por financiamento de bens de capital apenas no BNDES ¿ via Finame ¿ cresceu 12% no período.