Título: ALCKMIN: `OUTRO MANDATO DE LULA SERIA PESADELO¿
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 15/04/2006, O País, p. 5

Pré-candidato do PSDB ao Planalto faz ataques ao presidente em visita a Pernambuco, terra natal do petista

IPOJUCA (PE) No primeiro corpo-a- corpo no Nordeste como pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, advertiu ontem que um segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal adversário, pode representar um pesadelo para o país e acusou o governo de ter mais discurso do que ação.

¿ O governo é fraco e acabou antes da hora ¿ disse o tucano ao criticar o PT também ¿por ter maioria para absolver os chamados mensaleiros, mas não para aprovar o Orçamento da União¿.

Ele fez os ataques na praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, estado que escolheu para passar o feriado da Sexta-Feira Santa, dividido em andanças pelas praias e pela região agreste.

O ex-governador sobrevoou o litoral sul, visitou o complexo industrial portuário de Suape e percorreu parte da rede hoteleira do estado. Em seguida, andou pelas ruas e praças da Praia de Porto de Galinhas, a 70 quilômetros de Recife, onde distribuiu abraços e beijos ao lado do senador José Jorge (PFL-PE), um dos nomes cotados para ocupar a a vaga de candidato a vice pelo PFL.

Acolhida favorável no estado do presidente Lula

Para um candidato que se diz desconhecido no Nordeste ¿ motivo pelo qual pretende visitar a região semanalmente ¿, Geraldo Alckmin não se saiu mal na primeira incursão eleitoral no estado natal do adversário presidente Lula. Foi abraçado, beijado, e chamado para posar para fotografias ao lado dos eleitores.

Alckmin foi recepcionado pelo coordenador nacional de sua campanha, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) e esteve sempre ladeado pelo governador de Pernambuco, José Mendonça Filho (PFL-PE), candidato à reeleição.

Em entrevista coletiva no Hotel Summerville, Alckmin foi bem mais contundente nas críticas do que nas vezes anteriores que visitou outros estados do Nordeste.

¿ Temos um governo que deixa a desejar, sob o ponto de vista ético e de gestão. É um governo parado, nenhuma reforma andou.Tem muito discurso, muito blablabá, mas na prática são poucas coisas realizadas ¿ criticou o tucano.

O tucano também ironizou as críticas que recebeu do presidente Lula sobre as rebeliões na Febem.

¿ Ele se comporta como um comentarista, como se o governo federal não tivesse responsabilidade.

Alckmin disse ainda reconhecer as dificuldades, mas lembrou que eleição não é fácil e que já disputou nove pleitos, dos quais venceu oito.

¿ O povo não é bobo. Um segundo mandato (do PT) pode ser mais complicado e pode vir um pesadelo aí para a frente ¿ advertiu o tucano.

De Porto de Galinhas, o tucano viajou para Fazenda Nova, para assistir ao espetáculo Drama da Paixão à noite.