Título: A OITAVA MAIOR POPULAÇÃO IDOSA DO MUNDO
Autor: Flávia Oliveira/Cássia Almeida/Letícia Lins/Lucian
Fonte: O Globo, 13/04/2006, Economia, p. 26

Em 10% dos lares, só um morador

O Brasil está entre os dez países de maior população idosa do mundo. Vivem no país 2,5% dos habitantes com 60 anos ou mais de idade do planeta - a liderança é da China, com 21,4% dos idosos, seguida por Índia (13,8%) e EUA (7,4%). O Brasil fica em oitavo lugar. Para cada cem brasileiros de até 15 anos, há 25 com mais de 60 anos. Se por um lado o envelhecimento da população exige da sociedade mais investimentos em saúde e previdência social, também há aspectos positivos:

- Há custos, mas benefícios. O idoso entrega à sociedade o saber, a maturidade política, a defesa dos direitos. Melhora a qualidade de vida da população - diz Sérgio Besserman, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP).

Os idosos também estão presentes em outro aspecto recente da sociedade brasileira. Um décimo das famílias são unipessoais, ou seja, têm apenas um morador. Entre essas famílias, 41% são de pessoas com 60 anos ou mais de idade. Ana Lúcia Sabóia, gerente de indicadores sociais do IBGE, destaca ainda que, entre as famílias com renda per capita de três ou mais salários-mínimos, 20% dos lares são unipessoais:

- Morar sozinho é privilégio de quem tem dinheiro - afirma.

A maioria (56,3%) das famílias unipessoais é de pessoas brancas, num reflexo da renda mais baixa de pretos e pardos.

Besserman, do IPP, também chama a atenção para a quantidade de lares chefiados por mulheres. São 29,4%, sendo que 80% desses domicílios são de mulheres sozinhas.

- É preciso reagir a esta realidade. Dar acesso a serviços de saúde e de creche em horários adequados. (C.A. e F.O.)