Título: EM OUTRAS NEGOCIAÇÕES, O ETANOL
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 13/04/2006, Economia, p. 29

TÓQUIO. Em visita ao Japão desde domingo, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luis Fernando Furlan, passou a segunda e a terça-feira passadas vendendo o programa brasileiro do etanol para empresários e governo japoneses. Ontem, Furlan fez questão de dizer que sua visita ao país não estava ligada aos encontros que alinhavavam a definição do padrão de TV digital no Brasil.

No entanto, os dois assuntos caminharam juntos esta semana com a aquiescência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a enviar ao primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, duas cartas falando sobre as questões.

- É interessante a possibilidade de uma parceria mais ampla. Algo tecnológico que englobe da biotecnologia brasileira, onde o etanol está incluído, à tecnologia da informação, como a TV digital. A compra de tecnologias recíprocas é bem-vinda - admitiu o ministro Celso Amorim, embora negue vinculação obrigatória entre os projetos.

Segundo Furlan, o Brasil quer apenas deixar claro para o Japão que é capaz de suprir suas necessidades futuras do combustível sem problemas. (Gilberto Scofield Jr, enviado especial)