Título: Como paguei o avião é problema meu¿, diz Dirceu sobre jato Citation
Autor: Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O País, p. 4

Ex-deputado, que visitou Itamar, afirma que não deixará de fazer política

SÃO PAULO. O ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP) disse ontem que pagou o fretamento do jatinho Citation 500 de prefixo PT-WBY, que o levou de São Paulo a Juiz de Fora anteontem para uma reunião com o ex-presidente Itamar Franco. Embora o ex-ministro tenha se recusado a dar mais detalhes do fretamento, alegando ser invasão de privacidade, uma das maiores empresas de táxi aéreo do país informou que o custo de um fretamento semelhante seria de no mínimo R$12 mil.

O jatinho usado por Dirceu pertenceria a José Benedito Negrão, dono da Conal (Construtora Nacional de Aviões), com sede em Sorocaba. Dirceu nega conhecer o empresário, que também se recusou a falar sobre o aluguel ou empréstimo.

¿ Estou indignado com essa invasão de minha privacidade. Não sou ministro e nem deputado. Não devo explicações da minha vida privada. Sou advogado, consultor de empresas. Tenho dinheiro para pagar o fretamento de um avião. Essa foi a primeira viagem em cinco meses desde que deixei Brasília e fui visitar o Itamar, que é meu amigo. Vocês querem que eu pare de fazer política? Agora, como paguei o avião é um problema meu. Faço minhas declarações de renda todo ano e não vou explicar agora como viajo, como freqüento restaurantes ¿ disse Dirceu ao GLOBO ontem, por telefone. Depois do encontro com o ex-ministro, Itamar se lançou como pré-candidato a presidente pelo PMDB.

Consta no Departamento de Aeronáutica Civil (DAC) que o avião PT-WBY, fabricado em 1972, pertencera à Clipper Agência de Viagens Ltda, com sede na Rua Pedroso Alvarenga, em São Paulo. O avião, no entanto, mudou de mãos no último dia 5, de acordo com o que consta no Registro Aeronáutico (RAB) do DAC. Mas, segundo um conhecido piloto de Sorocaba, que pilota aviões Citation em São Paulo, o jatinho pertenceria mesmo a José Benedito Negrão, dono da Conal, de Sorocaba. Esse piloto sabia, inclusive, que o PT-WBY estivera em Juiz de Fora anteontem. No site da Conal, o jatinho está inclusive à venda, em valores não revelados.

O Citation está com 7.282 horas de vôo. A Conal faz revisões de aviões e diz, em seu site, que é a maior empresa do setor, com capacidade para atender até 30 aviões simultaneamente. Negrão se recusou ontem a falar sobre o caso, tanto por telefone como pessoalmente em Sorocaba.

Dirceu disse desconhecer o proprietário do avião.

¿ Quando se freta um avião não se pergunta a quem pertence. Soube que foi o Garotinho que passou a informação sobre o jatinho. Isso é canalhice. Quer dizer que pobre não pode viajar de avião? Deveriam perguntar como o Alckmin viaja e como o Garotinho está rodando o país todo. Estão violando dados sigilosos, porque a legislação não permite que se divulgue dados desse tipo ¿ reclamou Dirceu.

DAC não informa nome de dono do avião

Oficialmente o DAC não divulga o nome do proprietário do avião. Diz que só pode informar esses dados mediante uma certidão, concedida após processo burocrático interno. A Conal, em Sorocaba, também se recusa a dar informações sobre o avião fretado por Dirceu. Um funcionário chegou a dizer que o jatinho apenas estava em Sorocaba para revisões regulares e que pertenceria a um fazendeiro de Mato Grosso do Sul.

Sobre a denúncia do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, que denunciou 40 envolvidos no escândalo do mensalão e apontou Dirceu como ¿o chefe da organização criminosa¿, o ex-deputado disse que vai esperar ser citado pela Justiça.

¿ Depois que eu for citado, vou me defender com unhas e dentes, como fiz no episódio de minha cassação política na Câmara, mas posso garantir uma coisa: não vou deixar de fazer política ¿ resumiu.