Título: ITAMAR CONFUNDE ALIADOS E ADVERSÁRIOS COM CANDIDATURA
Autor: Maria Lima, Luiza Damé e Michael Guedes
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O País, p. 5

Para mineiros, ele tenta é conseguir disputar Senado

BRASÍLIA e JUIZ DE FORA (MG). Defensores da candidatura do ex-governador Anthony Garotinho ficaram preocupados com o encontro do ex-presidente Itamar Franco e o ex-ministro José Dirceu, anteontem, em Juiz de Fora. Na campanha de Garotinho corre a informação de que, antes de se encontrar com Itamar, Dirceu conversara com o presidente do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia, no hangar da TAM. Teriam feito articulações para lançar Itamar contra Garotinho na convenção de junho, com vistas a esvaziar a candidatura do ex-governador do Rio e lá na frente o ex-presidente ser até uma alternativa para vice na chapa de Lula.

Na segunda-feira, Itamar chega a Brasília para reuniões com o senador Pedro Simon (PMDB-RS) e Quércia. Na terça, ele participa, com Garotinho, de uma reunião com os pré-candidatos do partido aos governos estaduais. No PMDB o comportamento de Itamar é visto com cautela. Mas o sentimento é que está mesmo se movimentando em sintonia não só com o próprio Quércia como também com outros interessados em esvaziar a candidatura Garotinho.

¿ Lula não quer mesmo a candidatura de Garotinho, que pode levar a disputa para o segundo turno. É tudo muito estranho, e o Planalto pode dar força para embaralhar o jogo no PMDB. Tem uma jogada aí por trás para inviabilizar tudo e o partido ficar sem candidato a presidente. O PMDB não vê Itamar há anos e agora ele chega querendo ser candidato a presidente? ¿ diz o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), da executiva.

Um dos políticos mais próximos de Itamar, o deputado Marcelo Siqueira (PMDB-MG) diz que a ida de Dirceu a Juiz de Fora no mesmo dia do encontro de Itamar com Garotinho foi coincidência. Ele nega que o ex-ministro petista tenha influenciado na decisão, logo em seguida anunciada, de bater chapa na convenção que escolherá o candidato do PMDB.

¿ O Zé Dirceu pediu o encontro e veio. É lógico que conversaram sobre isso. O Zé Dirceu não veio a Juiz de Fora para perguntar ao Itamar quem ele acha que vai ganhar a copa do mundo ¿ disse Siqueira.

Em Minas, aliados e adversários vêem o lançamento de Itamar como uma estratégia bem articulada para levar à vitória, não necessariamente à Presidência da República. De acordo com um dirigente do PMDB mineiro, Itamar estaria com um olho na convenção peemedebista de junho e com outro na disputa pela vaga de Minas no Senado.

As pedras nesse percurso atendem pelo nome de Newton Cardoso (PMDB). O ex-governador teria sido a motivação para o anúncio surpresa da pré-candidatura de Itamar. Apesar de liderar amplamente as pesquisas de opinião para a vaga de senador, Itamar não tem a candidatura garantida por causa de Newtão, que insiste em lançar outro nome do partido.