Título: A NATALIDADE RESPONSÁVEL REDUZ A VIOLÊNCIA
Autor: TADEU DE ALMEIDA LIMA
Fonte: O Globo, 14/04/2006, Opinião, p. 7

Quando uma população crescente de ratos é submetida a uma quantidade fixa de alimentos, muda seu comportamento social, aumentando os índices de violência, eliminação de prole, etc. Qualquer semelhança com o momento atual parece óbvia, quando deparamos ¿ estarrecidos ¿ com uma sucessão de casos de abandono ou sacrifício de filhos.

Nicolau Ceausescu, ao declarar a ilegalidade do abortamento na Romênia ¿ o feto era propriedade do Estado, criou uma legião de jovens despreparados para enfrentar suas necessidades, resultando em uma revolução conduzida por essa juventude.

Com a legalização do abortamento em 1973 pela Suprema Corte americana, o número de gestações aumentou embora o número de nascimentos, infanticídio e adoção tenha caído; sugerindo que o abortamento fora, definitivamente, implantado como um eficiente método de controle de natalidade responsável.

Interessante notar é o paralelismo entre a proibição ao abortamento e a convulsão social na Romênia, e a liberação deste associada à queda da violência americana na década de 90, fato esse considerado como um benefício acidental.

O direito da mulher sobre a sua sexualidade não pode ser subtraído do mesmo direito das suas conseqüências. Nas situações em que o abortamento é negado a uma mulher, ela em geral tende a ressentir o filho, deixando com isso de proporcionar um lar saudável a essa criança; e pesquisas confirmam que tais crianças marginalizadas têm uma maior propensão à criminalidade. A sociedade que cresce na marginalidade, floresce na ilegalidade, e amadurece na imoralidade.

Quando a sociedade clama pela redução da violência, e essa atitude passa pela regulamentação de medidas que levem a uma natalidade mais responsável, todos somos co-responsáveis. Entendo que medidas como o direito ao abortamento, mas também vasectomia e ligadura de trompas, podem causar polêmica e indignação para alguns, mas precisamos ter a consciência que são eficientes para reduzir a violência.

Ou instituímos meios eficazes para controlar essa explosão demográfica urbana de marginalizados ou a ¿chapa vai continuar quente¿, e a violência nessa hora é inevitável.

TADEU DE ALMEIDA LIMA é médico.