Título: VOCÊS VERÃO O QUE VAI ACONTECER NO FIM DO ANO¿
Autor: Adauri Antunes Barbosa e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O País, p. 8

Lula diz que oposição está nervosa com resultados da economia e que `a mesma gente¿ governa o Brasil há 500 anos

SALTO e SOROCABA (SP). Em clima de campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não citou os escândalos que atingem seu governo em intensa agenda no interior de São Paulo mas fez um desafio à oposição. Com o discurso de que ao chegar ao poder deixou os adversários inconformados e a oposição "muito nervosa" por causa do crescimento da economia na sua gestão, Lula destacou que, quando venceu a eleição presidencial, derrotou os que governavam o Brasil desde o seu descobrimento.

¿ Desde que (Pedro Álvares) Cabral descobriu o Brasil é a mesma gente. Se você pegar a árvore genealógica, vai perceber. Somos a diferença, e isso os deixa inconformados. Eles ficam torcendo e até rezando para não dar certo. Mas não sabem que antes de eu chegar lá apanhei muito e aprendi, como dirigente sindical, como é que se faz as coisas. Portanto, vamos enfrentar com a mesma sobriedade com que enfrentamos momentos mais difíceis. Se Deus quiser, vocês vão ver o que vai acontecer no fim do ano ¿ disse Lula, em discurso no centro da cidade de Salto, interior paulista.

Lá, o presidente participou da assinatura do termo de compromisso e cessão de seis escolas profissionalizantes do estado de São Paulo para o governo federal. Lula tem intensificado as viagens pelo interior de São Paulo desde que as pesquisas de intenção de voto mostraram uma maior preferência do eleitor dessa região por seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB).

Mais críticas à oposição

Pouco antes, em Sorocaba, Lula usou de ironia ao dizer que a oposição "anda nervosa" por causa do crescimento da economia. Para Lula, que classificou de mesquinhas algumas pessoas que preferiu não nomear, os resultados positivos do governo em diversas áreas são provas de uma boa gestão.

¿ O que deixa a minha oposição muito nervosa é o crescimento da economia. São 176 mil novas vagas com carteira assinada só em fevereiro. As pessoas estão comprando arroz e sacos de cimento pela metade do preço que pagavam antes. Falta muito, eu sei, mas em quatro anos vamos fazer mais do que eles fizeram em 50 anos ¿ disse Lula durante lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade Federal de São Carlos em Sorocaba.

E mandou novo recado:

¿ O Brasil precisa de pessoas que deixem de ser mesquinhas, que deixem de ser pequenas, que deixem de trabalhar para que não aconteçam as coisas, que pensem no Brasil.

O presidente, durante a cerimônia, usou os bonés do São Bento de Sorocaba, time de futebol da região, e da Rede Solidária de Cooperativas de Reciclagem. Ele voltou a falar das vagas criadas no programa expansão das universidades federais e disse que, os últimos 14 meses, 204 mil estudantes entraram nas universidades, sendo que 40% são negros.

Em Alumínio, pequeno município da região, Lula foi recebido pelo presidente da Companhia Brasileira de Alumínio, o empresário Antonio Ermírio de Moraes. Perguntado se considera que Lula tem condições de se reeleger, respondeu:

¿ Eu acho que tem.

Sobre a conversa reservada que teve com Lula, o empresário despistou:

¿ Falamos sobre o Brasil. Eu sempre acreditei no Brasil, com muito trabalho e muita seriedade ¿ disse.