Título: Governo tenta adiar depoimento
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O País, p. 9

Márcio Thomaz Bastos só deve falar no Congresso na quinta-feira

BRASÍLIA. Diante da reação negativa do Senado ao anúncio de que o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, iria depor na próxima terça-feira no plenário da Câmara, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), tenta articular uma sessão conjunta das duas Casas. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), já concordou, mas ainda faltava ontem consultar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A proposta do líder governista é marcar o depoimento do ministro para a próxima quinta-feira.

¿ Seria melhor para todo mundo que a sessão fosse conjunta e que o ministro só tivesse de depor uma única vez ¿ disse Chinaglia.

Bastos tomou iniciativa de se oferecer para depor

Diante das suspeitas de que poderia ter ajudado na montagem da defesa do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci no episódio de violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, Márcio Thomaz Bastos tomou a iniciativa de se pôr à disposição do Congresso para prestar esclarecimentos e, assim, tentar reduzir o tiroteio que vem sofrendo nos últimos dias. Na semana passada, chegou a protocolar uma petição junto à Mesa do Senado se oferecendo para depor imediatamente.

Diante da resistência dos partidos de oposição a ouvi-lo antes do novo depoimento do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso, Renan preferiu adiar os esclarecimentos de Márcio Thomaz Bastos para a próxima semana.

Mas antes mesmo que Renan anunciasse a data do depoimento do ministro da Justiça, ele foi surpreendido com a notícia de que Chinaglia teria acertado com Aldo Rebelo a ida de Bastos à Câmara na próxima terça-feira, às 14h. Irritado por não ter sido consultado, Renan avisou que a iniciativa não impediria que o Senado fizesse uma nova convocação do ministro.

Tucano reforça tese da dupla convocação

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), reforçou a tese da dupla convocação, anunciando que exigiria que o plenário apreciasse o seu requerimento solicitando esclarecimentos de Bastos.

Diante do impasse que se estabeleceu para o depoimento do ministro da Justiça, Chinaglia foi obrigado novamente a entrar em campo e evitar que Bastos fosse obrigado a comparecer duas vezes no Congresso na mesma semanas para falar do mesmo assunto.

¿ Só falta falar agora com o Renan para acertar a sessão conjunta para a próxima quinta-feira ¿ antecipou o líder do governo na Câmara.