Título: PRESSIONADO, PT RECUA DE INDICAÇÃO PARA ARQUIVO
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O País, p. 13

Funcionários protestam contra substituição de Jaime Antunes por nome indicado por petistas e governo nega saída

Funcionários do Arquivo Nacional fizeram ontem um ato público pela permanência do diretor-geral da instituição, Jaime Antunes. Eles temiam a sua substituição por Alexandre Rodrigues, nome indicado ao governo pelo diretório estadual do PT. Em nota divulgada ontem, porém, a Casa Civil da Presidência da República negou a intenção de afastar Jaime Antunes.

¿ Eles podem até negar, mas a substituição estava acertada. Nosso movimento foi vitorioso porque conseguiu evitá-la ¿ disse a diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Rio de Janeiro, Rosina Iannibelli.

O protesto de ontem, nas escadarias do Arquivo, reuniu representantes de universidades, entidades de classe, sindicatos. Eles alegam que a substituição era uma tentativa de instrumentalizar o Arquivo em ano de eleições gerais. Em manifesto, afirmaram que o Arquivo ¿é instituição técnica, e como tal deve ser tratada. Não há lá espaços para ocupações político-partidárias¿ .

Anteontem, o presidente do diretório estadual do PT, Alberto Cantalice, confirmara a intenção de designar Alexandre Rodrigues para o cargo.

Casa Civil diz em nota que não cogita a substituição

Pouco antes, o governo divulgou a seguinte nota: ¿Em relação à reportagem `PT faz indicação política no Arquivo Nacional¿, publicada pelo ¿O GLOBO¿, edição de 13 de abril, a Casa Civil da Presidência da República informa que não cogita a substituição do diretor-geral do Arquivo Público Nacional¿.