Título: CHEIAS EM RIOS DO PARÁ DEIXAM OITO MORTOS E 1.500 FAMÍLIAS DESABRIGADAS
Autor: Ismael machado
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O País, p. 13

Enchentes foram provocadas por chuvas que atingiram 18 municípios

BELÉM.Oito pessoas já morreram e mais de 115 mil foram atingidas diretamente pelas chuvas que provocaram o transbordamento dos rios paraenses. A última morte registrada pela Defesa Civil foi de uma criança em Altamira. As primeiras vítimas das cheias dos rios foram registradas no município de Porto de Moz, no início do mês. Três crianças morreram afogadas e mais de 1.500 famílias ficaram desabrigadas.

Foram registradas mortes também em Almerim, onde duas crianças e um adulto morreram afogados. No município de Capitão Poço, a vítima foi um idoso de 74 anos, que também morreu afogado no início da semana.

Ao todo 18 municípios paraenses já foram atingidos pelas enchentes no Pará. Desses, 15 decretaram estado de emergência.

A situação é mais complicada em Marabá. Mais de duas mil famílias abandonaram as casas por conta da cheia do rio Tocantins, que está 12 metros acima do nível. Em Capitão Poço, dois igarapés transbordaram e deixaram 500 famílias desabrigadas.

A Defesa Civil diz que cinco mil pessoas estão desabrigadas em todo o estado. Dez toneladas de alimentos serão distribuídas para as famílias diretamente atingidas. Muitas delas preferem não abandonar os locais com medo de que as casas sejam saqueadas.

Em diversos municípios do estado foram montados acampamentos para abrigar as famílias desalojadas. Muita gente reclama que os alimentos doados não são suficientes para todo mundo.

Comportas de usinas abertas para dar vazão à água

Por conta do volume dos rios, as vinte e três comportas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foram abertas para dar vazão à água do reservatório da usina. As comportas despejam mais de 32 mil metros cúbicos de água por segundo.

Hoje a abertura está em cinco metros e é a maior registrada desde 2004. As comportas podem ser abertas em até 18 metros, dependendo da necessidade de vazão do lago. Duas pequenas localidades que ficam próximas ao reservatório correm o risco de ficar submersas.