Título: VÉSPERA DE FERIADO SEM GRANDES PROBLEMAS NOS VÔOS DA EMPRESA
Autor: Sergio Fadul
Fonte: O Globo, 14/04/2006, Economia, p. 21

Infraero e Anac não registraram cancelamentos ou atrasos; passageiros buscam trocar milhas

A Varig operou sem grandes problemas ontem, véspera de feriado. A Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não registraram cancelamentos ou atrasos de vôos e a Varig disse que não suspendeu rotas entre capitais do Sudeste e o Nordeste. Em São Paulo, passageiros encontraram vôos lotados na hora de trocar milhas e foram surpreendidos com cancelamentos, mas a Varig nega alterações de última hora.

No Rio, o clima era tranqüilo no aeroporto Santos Dumont. Havia procura pelos vôos da Varig e movimento de passageiros querendo trocar milhas por passagens. Temendo perder os créditos do Smiles, a médica Sandra Rocco resolveu passar o feriado com a família em São Paulo:

¿ Fui ontem (quarta-feira) ao balcão da Varig e emiti as passagens sem problemas.

A advogada Daniela Pereira também não enfrentou dificuldades para trocar a data de uma passagem para Aracaju emitida com milhas. Ela ainda tem 94 mil milhas e quer visitar a Europa.

¿ Aí eu emitiria por uma empresa da Star Alliance ¿ diz, receosa com o futuro da Varig.

Segundo a Anac, a Varig tem cumprido os padrões de operações nos principais aeroportos e informado com ¿antecedência regular¿ os cancelamentos. Só tem sido impedida de voar por problemas técnicos ou meteorológicos, além de atender aos ¿padrões de qualidade, segurança e de atendimento¿.

Segundo um técnico do governo, a Varig foi orientada a operar normalmente ontem. Em contrapartida, o governo determinou que os credores públicos não deixem a empresa parar no feriado. Apesar da normalidade ontem, a Varig vive uma crise de credibilidade. Fontes da empresa revelaram que a venda de bilhetes com mais de 15 dias de antecedência caiu mais de 50%.

(*) Do Globo Online