Título: MIGRAÇÃO DEVE DEMORAR ALGUNS ANOS
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 14/04/2006, Economia, p. 23

Ministro afirma, porém, que transmissão só depende dos conversores

TÓQUIO. O processo de migração do sistema de TV analógico para digital deverá levar alguns anos, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, mas as transmissões de programas nesse formato podem começar logo. Segundo Costa, para que o consumidor sinta a diferença, basta que ele compre um aparelho de conversão do sinal, por um custo hoje estimado em R$80.

¿ Há o compromisso de usarmos a rede do Banco do Brasil, Caixa e Banco Popular para financiar a aquisição dos aparelhinhos de conversão a juros baixos ¿ disse Costa. ¿ As empresas brasileiras já se comprometeram a iniciar a produção dos aparelhos tão logo o padrão seja definido.

Novo sistema permitirá mais canais na TV aberta

O novo sistema também permitirá a entrada de novos canais de TV aberta no mercado brasileiro, incluindo a produção de conteúdo mais específico, como TVs comunitárias. De acordo com o ministro, o Brasil possui hoje 250 geradoras de TV comercial e cerca de 150 educativas ou comunitárias. Existem ainda cinco mil retransmissoras.

¿ Se formos digitalizar essas 5.400 geradoras e retransmissoras, estaremos usando apenas 4,89% do espectro digital total, só para termos uma idéia. A NEC (empresa japonesa) já se comprometeu a fazer os transmissores da TV digital no Brasil ¿ afirmou Costa.

A digitalização avançará também na transmissão de conteúdo interativo (com pacotes de programas escolhidos pelo próprio telespectador) e no uso de novos meios, como telefones celulares. (Gilberto Scofield Jr., enviado especial)