Título: ESTATAL É ALVO DE DENÚNCIAS DE DESVIO
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 14/04/2006, Economia, p. 23

TÓQUIO. A rede de TV estatal japonesa NHK ¿ a inventora do padrão tecnológico de TV digital do Japão ¿ vive hoje um de seus piores momentos em meio a acusações de má gestão e desvio de recursos.

No mesmo dia em que o Brasil assinava com o governo japonês um acordo para o uso da tecnologia de TV digital do país e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, era recebido pelo presidente da estatal, Genichi Hashimoto, a empresa estampava as primeiras páginas dos jornais japoneses como alvo da ira dos consumidores do país.

Cada dono de TV no Japão paga mensalmente cerca de 2.000 ienes (US$16) para a NHK, que cobra pelas transmissões porque não possui anúncios. Mas cerca de 30% dos domicílios se recusam a pagar pelo serviço, por causa dos escândalos envolvendo a empresa.

O último caso envolveu o produtor-chefe do Departamento de Programas Esportivos da rede em Sapporo, Tetsushi Oshita, por desviar 17 milhões de ienes (US$143 mil) para pagar roupas e jantares. Oshita devolveu a quantia e Hashimoto foi a público pedir desculpas. (G.S.)