Título: AINDA LONGE DE OFERECER PERIGO
Autor:
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O Mundo, p. 26

Analistas dizem que Irã não consegue bomba antes de 2015

NOVA YORK. Especialistas ocidentais disseram que falta a Teerã capacidade, material e equipamentos para o país fazer jus a suas ameaças nucleares imediatas, ainda que um alto funcionário tenha dito que seu país vai desafiar a pressão internacional e rapidamente expandir sua capacidade de enriquecer urânio.

O funcionário, Muhammad Saeedi, subchefe da organização de energia atômica do Irã, disse que seu país vai trabalhar para pôr 54 mil centrífugas em funcionamento ¿ um vasto e assustador aumento considerando as atuais 164 usadas, segundo ele com sucesso, para enriquecer urânio a um nível capaz de alimentar um reator nuclear.

Mas os analistas disseram também que o anúncio pouco ou nada alterou a atual estimativa de quando Teerã poderá ser capaz de fabricar uma única arma nuclear, o que, segundo deles, aconteceria por volta de 2015, ou mesmo 2020.

Anúncio para promover o nacionalismo iraniano

Foram necessários 21 anos de planejamento e sete de experiências esporádicas, na maioria secretas, para que Teerã chegasse a sua capacidade atual de unir apenas 164 centrífugas giratórias no que especialistas chamam de cascata. Agora, dizem analistas, o Irã tem que alcançar não apenas resultados consistentes dentro de muitos meses e anos, mas graus maiores de precisão e produção em massa.

O anúncio do Irã foi criticado por várias nações ocidentais e, em menor grau, por Rússia e China. O governo Bush aproveitou a oportunidade para pressionar por ¿passos mais firmes¿ contra o Irã, esperando usar a clara declaração de desafio para persuadir governos relutantes, como os de Moscou e Pequim, a apoiar duras punições internacionais.

Mas funcionários do governo russo disseram não ter mudado sua oposição a essas punições. Analistas disseram que o fato de o Irã se vangloriar de ter enriquecido urânio usando 164 centrífugas significa que o país deu um passo pequeno, mas significativo, além do que estava a ponto de dar quase três anos atrás, quando concordou em suspender o enriquecimento para negociar o destino de seu programa nuclear.

¿ Eles estão exagerando. Ainda há muito a fazer ¿ disse David Albright, presidente do Instituto para Ciência e Segurança Internacional, um grupo privado de Washington que monitora o programa nuclear iraniano.

Anthony H. Cordesman e Khalid R. al-Rodhan, do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington, chamaram o anúncio do Irã de ¿pouco mais do que uma postura política vazia¿ com o objetivo de promover o nacionalismo iraniano e uma percepção global de inevitabilidade atômica.