Título: MOUSSAOUI DIZ QUE QUERIA PROVOCAR DOR
Autor:
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O Mundo, p. 27

Participante de grupo que realizou 11 de Setembro ironiza testemunho de sobreviventes

ALEXANDRIA, Virgínia. Participante confesso do grupo do 11 de Setembro, Zacarias Moussaoui disse ontem em seu julgamento num tribunal da cidade de Alexandria que gostaria de provocar ¿ainda mais dor¿ e que não sentia qualquer remorso pelos ataques que mataram cerca de três mil pessoas.

Agressivo, Moussaoui ironizou os sobreviventes dos atentados, que testemunharam diante do júri na última semana.

¿ Acho repugnante que algumas pessoas tenham vindo aqui para compartilhar sua dor com a intenção de levar a morte a outrem ¿ disse o terrorista, referindo-se a ele próprio.

Ele também disse que gostaria que seu grupo tivesse lançado não apenas os ataques do 11 de Setembro, mas outros mais:

¿ Nós queríamos causar dor no seu país. Eu só gostaria que tivesse acontecido um 12 de Setembro, um 13 de Setembro, um 14 de Setembro. Não há remorso para a justiça.

O acusado disse ter gostado de ver novas imagens mostrando a destruição no Pentágono depois de ter sido atacado com um avião repleto de passageiros inocentes. Disse ainda que os relatos sobre as mortes provocadas pelos atos terroristas fizeram com que ele tivesse ¿aproveitado bem o dia¿.

Parentes de vítimas do 11 de Setembro choraram ao ouvir Moussaoui. Um deles não resistiu e deixou o tribunal.

Os advogados de defesa do terrorista sustentam que Moussaoui é mentalmente instável e acredita ter uma importância para a al-Qaeda muito maior do que realmente tem. O réu criticou seus próprios advogados, dizendo que eles deveriam argumentar que a melhor forma de punição seria a prisão perpétua, uma vez que isso evitaria que ele se tornasse um mártir.