Título: GENERAIS DOS EUA PEDEM DEMISSÃO DE RUMSFELD
Autor:
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O Mundo, p. 27

Militares acusam secretário de Defesa de erros de planejamento no Iraque, arrogância e responsabilidade por Abu Ghraib

WASHINGTON. Numa série de críticas sem precedentes, seis importantes generais americanos recém-reformados pediram a demissão do secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. Entre os motivos alegados por eles estão erros do chefe do Pentágono em relação à estratégia no Iraque, arrogância no trato com os oficiais e microgerenciamento de ações de combate.

¿ Acredito que precisamos de um novo começo. Precisamos de um líder que respeite os militares da mesma forma que eles esperam que os militares os respeitem. E este líder precisa entender o que é trabalho de equipe ¿ disse o major-general reformado John Batiste ao ¿Washington Post¿.

As críticas de Batiste tiveram grande repercussão no meio militar. Ele foi o comandante da 1ªDivisão de Infantaria em 2004 e 2005 no Iraque e conquistou grande estima dos soldados recentemente ao se recusar a ser promovido a general de três estrelas e a ser o segundo na linha de comando das Forças Armadas no Iraque por não querer mais trabalhar para Rumsfeld.

O general reformado do Corpo de Fuzileiros Navais Anthony Zinni, que foi o chefe do Comando Central das Forças Armadas americanas na década de 1990 (região militar que inclui Iraque e Afeganistão), disse que Rumsfeld deve pedir demissão:

¿ Ele (Rumsfeld) deve ser responsabilizado por ter jogado fora dez anos de planejamento, planos que levavam em consideração o que enfrentaríamos numa ocupação do Iraque.

Ontem, o major-general reformado John Riggs disparou:

¿ Eles (os líderes civis do Pentágono) só precisam de conselhos militares quando estes satisfazem sua agenda. Acho que isso é um erro e é por isso que ele deve pedir demissão.

Ontem à tarde o major-general Charles Swannack, que comandou a 82ª Divisão Aerotransportada do Exército no Iraque, juntou-se ao coro.

¿ Precisamos de um novo secretário de Defesa porque Rumsfeld carrega um grande peso consigo. Em termos específicos, sinto que ele microgerenciou os generais que comandavam nossas forças lá.

Swannack também disse Rumsfeld tem ¿culpabilidade¿ em relação às torturas na prisão de Abu Ghraib. Para ele, o processo de seleção de comandantes também é errado:

¿ Ele pessoalmente seleciona os generais de três estrelas levados ao presidente e ao Senado para serem confirmados.

Casa Branca defende secretário de Defesa

Nas últimas semanas, o ex-diretor de operações do Estado Maior Conjunto entre 2000 e 2002, o tenente-general Gregory Newbold, e o major-general Paul Eaton fizeram sérias críticas a Rumsfeld. Eaton chegou a falar que o secretário é ¿incompetente em termos estratégicos, operacionais e táticos.¿

A Casa Branca não aceitou as críticas dos generais.

¿ O presidente crê que Rumsfeld está realizando um grande trabalho neste período desafiador da história de nosso país ¿ disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

No Iraque, um carro-bomba matou 13 pessoas numa periferia xiita de Bagdá. O governo interino anunciou ontem que 60 mil iraquianos fugiram de suas casas devido à violência entre sunitas e xiitas.