Título: BENTO XVI REAFIRMA QUE JUDAS TRAIU JESUS CRISTO
Autor:
Fonte: O Globo, 14/04/2006, O Mundo, p. 28

Referência indireta é a primeira da Igreja a evangelho apócrifo. Dúvidas cercam sua negociação

CIDADE DO VATICANO. Judas Iscariotes personifica o ¿homem imundo¿, para quem o dinheiro e o poder são mais importantes do que o amor, e que não hesitou em vender Jesus, afirmou Bento XVI, durante a Missa da Última Ceia, na Basílica de São João de Latrão. De forma indireta, o Papa desautorizou o recém-divulgado ¿Evangelho de Judas¿, sobre o qual a Igreja Católica não havia se pronunciado.

Segundo o manuscrito, Judas não traiu Jesus, mas cumpriu uma missão delegada por Cristo para que fosse sacrificado e ¿sua essência divina escapasse da prisão do corpo¿. Mas durante a missa, o Papa disse que Judas agiu livremente, numa recusa ao amor de Deus.

¿ O que faz o homem imundo? Recusa o amor, ele não quer ser amado e amar. Em Judas vemos a natureza dessa recusa com clareza ¿ disse o Papa. ¿ O dinheiro era mais importante do que a união com Jesus.

O chamado ¿Evangelho de Judas¿ é um conjunto de papiros do século III encontrado no Egito em 1978, e traduzido para o copta de um original grego do ano 180. Segundo a National Geographic Society, teria sido resgatado por uma negociante de artes suíça. Mas o episódio é nebuloso. O ¿New York Times¿ afirmou que a negociante foi presa em 2001 numa investigação sobre contrabando de arte.

Frieda Tchacos Nussberger teria tentado vender o texto a particulares e somente depois procurado a Maecenas Foundation for Ancient Art. A National pagou à fundação para restaurá-lo e comprou os direitos. Como parte de seu acordo com a fundação, Nussberger deve receber mais de US$1 milhão.

Segundo a National Geographic, o texto estava numa caverna egípcia e passou por várias mãos em Europa e EUA. Terry Garcia, da National Geographic, disse que ¿ouviu rumores¿ sobre possíveis problemas legais envolvendo Nussberger. Acadêmicos que lutam contra o comércio de artefatos de procedência duvidosa estão preocupados com o episódio.

¿ Estamos lidando com um objeto saqueado ¿ disse Jane C. Waldbaum, do Instituto Arqueológico da América.

Com o New York Times

http://www.oglobo.com.br/mundo