Título: VAGA DE VICE PROVOCA DISPUTA NO PFL
Autor: Tatiana Farah e Anselmo Carvalho Pinto
Fonte: O Globo, 18/04/2006, O País, p. 8

Bornhausen vai reunir pré-candidatos em busca de consenso

BRASÍLIA. A escolha do vice na chapa do candidato tucano Geraldo Alckmin está prestes a deflagrar uma guerra no PFL. O presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (SC), pretende reunir amanhã os dois pré-candidatos à vaga, os senadores Agripino Maia (RN) e José Jorge (PB). Se não houver consenso, adiantou que o partido pode deixar a decisão para a convenção nacional de junho. Agripino defende, caso não haja acordo, a realização de prévias. Bornhausen descarta essa hipótese:

¿ Vou conversar com os dois pré-candidatos. Não estou com pressa, mas se não houver consenso a convenção decide em junho.

Embora Bornhausen esconda sua preferência, seus interlocutores afirmam que ele trabalha por José Jorge, que conta ainda com o apoio do conterrâneo Marco Maciel ¿ vice nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso. O prefeito do Rio, Cesar Maia, também teria assumido, nos bastidores, o apoio a José Jorge.

Agripino é o preferido entre os tucanos. Como líder do PFL no Senado, restabeleceu a parceria com o PSDB, aproximando-se especialmente dos senadores Arthur Virgílio (AM) e Tasso Jereissati (CE).

¿ Estou confiante de que prevalecerá o consenso. Devemos fazer uma avaliação de prós e contras dos candidatos para ver quem tem mais a contribuir. Mas, sem acordo, acho que as prévias são o caminho mais democrático ¿ diz Agripino.

Pesa contra José Jorge o fato de ter sido ministro das Minas e Energia no governo tucano no período do apagão. Embora seja representante de um colégio eleitoral mais significativo do que o de Agripino e onde a aliança entre PFL, PSDB e PMDB já está fechada, José Jorge é considerado um parlamentar meio apagado, com dificuldades políticas em Pernambuco.

¿ Seria a chapa do chuchu com chuchuzinho ¿ disse um cardeal tucano.

Além da preferência tucana, Agripino conta com o apoio do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Mas isso não apaga o fato de o líder vir de um estado fraco do ponto de vista eleitoral. (Adriana Vasconcelos)