Título: SENADOR É ASSALTADO E AGREDIDO
Autor: Natanael Damasceno e Taís Mendes
Fonte: O Globo, 18/04/2006, Rio, p. 11

Bando invade casa de Gilberto Mestrinho e foge com dinheiro, jóias, quadros e prataria

Quinze homens armados com pistolas e um fuzil invadiram a casa do senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), em São Conrado, na noite de domingo de Páscoa. O senador, a mulher e três empregados foram amarrados e agredidos durante as duas horas em que os ladrões ficaram na residência. Nervosos, os bandidos fizeram dois disparos acidentais no quarto onde estavam os reféns, mas ninguém ficou ferido. Apesar da presença de duas guaritas no caminho até a casa do político, os seguranças não perceberam o assalto. O bando fugiu levando dois cofres com jóias, dinheiro, 17 quadros, prataria e dois carros. Segundo um dos empregados, que prestou depoimento na 15ª DP (Gávea), os ladrões entraram na casa pelo muro que dá acesso à Floresta da Tijuca, no trecho onde há uma escada interna.

¿ Eles me renderam no jardim e foram muito agressivos. Me amarraram com cordas de pára-quedas ¿ contou o empregado, sem se identificar, mostrando os punhos machucados.

Para o delegado Rodrigo Martiniano, o detalhe da escada pode ser um indício de que os ladrões conheciam a residência ou obtiveram informações de como entrar:

¿ Foi um assalto aparentemente bem organizado e eles provavelmente tinham conhecimento dos valores que poderiam encontrar. Só não confirmamos ainda se o bando sabia que se tratava da residência do senador ¿ disse o delegado, acrescentando que foi o primeiro assalto a residência registrado desde o início do ano na área da 15ª DP (Gávea).

Cinco dos ladrões mostraram o rosto

A casa, na Rua Capuri, fica próxima a uma área de mata com acesso à Rocinha, mas, segundo o delegado, ainda não é possível dizer se os ladrões seriam da favela. Segundo o empregado que prestou depoimento, pelo menos cinco homens estavam com os rostos descobertos. O restante usava panos amarrados nos rostos.

¿ Mas ele disse que ficou muito nervoso e que não tem condições de identificar os ladrões. Preciso aguardar novos depoimentos. Os dois realizados até o momento, do empregado e do vigilante de uma das guaritas, não esclarecem a origem do bando ¿ disse o delegado.

O vigilante, que não teve o nome revelado, contou apenas que viu dois carros entrando na rua e depois quatro saindo. Já o empregado do senador ouviu o barulho de uma moto.

¿ Provavelmente eles estavam com mais homens na cobertura, em dois carros e pelo menos uma moto ¿ acredita o delegado.

Em seu depoimento, o empregado declarou que foi rendido, por volta das 20h, por um homem branco, com cerca de 1,70 metro e aparentando ter 18 anos, armado com uma pistola e uma escopeta. Atrás do ladrão, vieram outros 14. Os três funcionários, o senador e sua mulher, Maria Emília Mestrinho de Medeiros Raposo, foram amarrados e amordaçados no quarto do casal, virados para a parede. De lá, os reféns foram levados para a cozinha e em seguida trancados dentro da rouparia.

O empregado declarou no registro de ocorrência que ele e o senador foram agredidos ¿com chutes, tapas e coronhadas de escopeta na cabeça¿. A assessoria de imprensa do senador, em Brasília, informou, no entanto, que apenas a mulher de Gilberto Mestrinho foi agredida com ¿dois murros¿.

¿ Segundo o depoimento do empregado da casa, todos os reféns foram agredidos. Os ladrões estavam muito nervosos. Tanto que fizeram dois disparos acidentais dentro da casa ¿ disse o delegado.

O bando deixou a casa por volta das 22h, levando jóias, R$15 mil, prataria, 17 quadros e dois carros ¿ uma Fiat Uno, placa LOD-2125, de um dos funcionários, e um Peugeot azul, placa LNJ-0317, da mulher do senador. Policiais militares informaram logo após o assalto que os ladrões também teriam levado três armas do senador ¿ um revólver calibre 38 e duas pistolas ¿ mas a informação não foi confirmada pela Polícia Civil.

¿ A casa foi revirada pelos bandidos, que destruíram quadros e quebraram objetos. O bando também desligou os telefones ¿ contou o delegado, acrescentando que a residência não tem circuito interno de TV e nem alarme.

Após o assalto, o senador e a mulher não compareceram à delegacia. Foram para a casa de amigos. Vizinhos contaram que um dos ladrões evitava falar e mostrar o rosto. O delegado não descarta a possibilidade de o bando ter recebido informações de dentro da casa e disse já ter uma linha de investigação.

COLABOROU: Alessandro Soler