Título: CELSO DANIEL: EX-MINISTRO SERÁ OUVIDO
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 19/04/2006, O País, p. 5

Sem foro privilegiado desde cassação, Dirceu vira alvo de promotores

SÃO PAULO. A Promotoria Criminal de Santo André, que investiga o esquema de recolhimento de propina na administração do prefeito Celso Daniel (PT), assassinado em janeiro de 2002, deve abrir investigação sobre o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, citado no escândalo. Irmão do prefeito, o médico João Francisco Daniel disse, em depoimento aos promotores, disse que Dirceu, quando presidia o PT, era quem recebia recursos obtidos em empresas de ônibus para abastecer um caixa dois do partido. Os promotores vão dar entrada na portaria amanhã para formalizar a investigação contra Dirceu e ouvir seu depoimento.

A investigação sobre Dirceu só será possível por causa da cassação de seu mandato, em outubro passado. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado e poderá ser ouvido. Dirceu foi apontado pelo procurador-geral da República como responsável pela distribuição de mesadas para parlamentares. No plenário da Câmara, foi cassado por 293 votos a 192.

Para promotores, prefeito tentava combater corrupção

Para os promotores de Santo André, Daniel foi morto depois que descobriu o esquema de corrupção e tentou acabar com ele. Depois que der entrada na portaria, a promotoria poderá ouvir Dirceu pela primeira vez. O ex-ministro, que não foi encontrado para comentar a decisão, sempre negou participação no esquema de propinas.

João Francisco assegura ter ouvido do ex-secretário de Governo de Santo André e atual chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, que ele mesmo entregava a propina a Dirceu. Um dos homens de confiança do presidente, Carvalho garante nunca ter conversado a respeito de dinheiro entregue para o ex-presidente do PT.

Os promotores tentavam há tempos ouvir o ex-ministro pelas suspeitas de corrupção. À época, o ex-ministro reagiu e ameaçou processar os promotores por danos morais.