Título: PARA PF, PALOCCI MANDOU VAZAR DADOS
Autor:
Fonte: O Globo, 19/04/2006, O País, p. 8

Delegado apontará responsabilidade do ex-ministro em relatório à Justiça

BRASÍLIA. O delegado Rodrigo Carneiro Gomes, da Polícia Federal, envia hoje à Justiça relatório parcial do inquérito sobre a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa. No documento, o delegado deverá apontar o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci como mandante do vazamento das informações sobre a movimentação financeira de Francenildo.

O ex-ministro já foi indiciado por quebra de sigilo bancário e funcional e deverá ser incriminado ainda por prevaricação e denunciação caluniosa. Também já foram indiciados por quebra de sigilo o ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto, ex-assessor de imprensa de Palocci.

A partir do relatório em que pede mais 30 dias para a apuração, o delegado espera que a juíza Maria de Fátima de Paula Pessoa, da 10ª Vara Federal, decida sobre a continuidade das investigações.

Até agora, a PF não encontrou nada de comprometedor na conta do caseiro. Mas não conseguiu comprovar a origem dos R$25 mil, que ele diz ter recebido do pai biológico, o empresário Eurípedes Soares. Semana passada, a juíza rejeitou pedido do Ministério Público de suspender esta parte da investigação. Em depoimento ao MP, Soares disse que deu o dinheiro para que Francenildo desistisse de uma ação para reconhecimento de paternidade. Ele disse que pegou dinheiro emprestado do amigo Antônio Alves Filho para fazer parte do pagamento.

Para a PF, o caso está quase esclarecido. Gomes sustentará que Palocci soube dos rumores sobre a movimentação financeira atípica de Francenildo e acionou, no dia 16 de março, Jorge Mattoso para vasculhar a conta do caseiro na Caixa.