Título: CONGRESSO PROTESTA CONTRA LENTIDÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 19/04/2006, O País, p. 8

Para Serraglio, STF deveria criar força-tarefa para atuar no caso do mensalão

BRASÍLIA. A informação do ministro Joaquim Barbosa, relator da denúncia contra 40 pessoas envolvidas no escândalo do mensalão, de que o processo pode demorar pelo menos dois anos para ser julgado no Supremo Tribunal Federal, provocou protestos ontem no Congresso. Embora entendam a demora do processo judicial, integrantes da CPI dos Correios, que investigou o assunto, cobraram mais agilidade do Supremo e pediram prioridade para o processo.

O relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), criticou a existência de um prazo de defesa anterior ao da defesa prévia e pediu que o Supremo criasse uma força-tarefa para tratar do processo. Os parlamentares lamentaram também a demora especialmente num ano eleitoral, argumentando que culpados podem ser eleitos e inocentes correm o risco de perder seus mandatos.

¿ Deveriam dar prioridade para este processo. Acho que tinham de adotar um método que não importe em cerceamento de defesa, mas que também não entrasse nas chicanas dos caras. Só de testemunhas de defesa serão 200. Eles vão ter de montar uma força-tarefa para que o processo não fique dormitando ou vai parecer que há impunidade ¿ afirmou Serraglio.

¿Esses casos notórios deveriam ter mais agilidade¿

Tanto o sub-relator que investigou os contratos dos Correios, o petista José Eduardo Cardozo (SP), quanto o sub-relator responsável pela apuração nos fundos de pensão, o pefelista Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), lamentaram a demora.

¿ A declaração do ministro expressa a realidade da tramitação do processo, mas o ideal seria que as coisas fossem diferentes ¿ ponderou Cardozo.

O sub-relator de movimentações financeiras, Gustavo Fruet (PSDB-PR), teme injustiças:

¿ Os que são culpados podem ser reeleitos e os que poderiam ser absolvidos, se existirem, podem perder a eleição, mas não há o que fazer.

¿ A Justiça é exageradamente lenta quando se trata de ladrões de colarinho branco. Esses casos notórios deveriam ter mais agilidade ¿ criticou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que participou dos julgamentos dos parlamentares no Conselho de Ética, o ministro foi conformista:

¿ O Supremo pode se equipar para dar um andamento mais rápido ao Judiciário.