Título: SUPREMO MANDA SOLTAR GIL RUGAI
Autor:
Fonte: O Globo, 19/04/2006, O País, p. 12

Acusado de matar pai e madrasta vai esperar julgamento em liberdade

BRASÍLIA. A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu ontem hábeas-corpus a Gil Greco Rugai, de 22 anos, determinando que o jovem fosse posto em liberdade. Rugai fora preso sob acusação de ter matado em março de 2004 o pai, Luiz Carlos Rugai, de 40 anos, e a madrasta, Alessandra de Fátima Troitino, de 33 anos. O crime ocorreu em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo, e o julgamento ainda não tem data marcada.

Para STF, prisão preventiva estaria se arrastando

O estudante foi denunciado pelo Ministério Público ao Tribunal do Júri de São Paulo, que decretou sua prisão preventiva. Rugai estava detido no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros. Para o ministro Gilmar Mendes, um dos que votaram pela liberação do estudante, havia ¿excessiva mora da custódia cautelar¿, ou seja, a prisão preventiva (até o julgamento) estaria se arrastando por muito tempo. Houve também a argumentação de que Rugai é réu primário e tem residência fixa.

Apesar de conceder o hábeas-corpus, o STF decidiu manter a tramitação do processo criminal no Tribunal do Júri. A comunicação seria feita pelo Supremo ao Superior Tribunal de Justiça, ao Tribunal de Justiça de São Paulo e ao Tribunal do Júri de São Paulo.