Título: Filme da auto-suficiência do petróleo é exibido junto com propaganda do PT
Autor: Mariza Louven
Fonte: O Globo, 19/04/2006, Economia, p. 22

Comercial da Petrobras foi precedido por três peças publicitárias do partido

O primeiro filme da campanha publicitária que anuncia a auto-suficiência do país na produção de petróleo começou a ser veiculado ontem na TV, junto com a propaganda política do PT. À noite, no intervalo da novela ¿Belíssima¿, o comercial da Petrobras foi precedido por três anúncios do partido. Dois deles exaltaram os esforços do governo Lula na implementação do programa Bolsa Família, que atende a nove milhões de famílias, compreendendo 40 milhões de pobres. Um outro comparou o número de empregos criados neste governo com o de vagas geradas no governo anterior, do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O anúncio oficial da auto-suficiência será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 21, feriado de Tiradentes. Orçada em R$37 milhões, a campanha foi produzida pelas agências F/Nazca, Quê e Duda Propaganda. Esta última é do publicitário Duda Mendonça, envolvido no escândalo do mensalão. Ele confessou, na CPI dos Correios, ter recebido do esquema do empresário Marcos Valério R$10,5 milhões em conta no exterior.

O primeiro dos três filmes da campanha sobre a auto-suficiência tinha sido veiculado pela primeira vez à tarde e foi ao ar novamente à noite. O anúncio exaltou o esforço da Petrobras para encontrar petróleo e mostrou a presença do produto no dia-a-dia das pessoas, inclusive como ingrediente de receita culinária. O comercial destacou que o petróleo é um produto difícil de ser encontrado, mas não para a Petrobras, que foi buscá-lo em todo canto.

Campanha inclui inserções em rádio e internet

Para o ¿dia D¿, quando o presidente Lula acionará o botão da plataforma P-50, que está na Bacia de Campos, cuja produção garantirá mais petróleo para atender a todo o consumo interno do país, está previsto um novo filme sobre a conquista. Outro, depois do dia 23, será sobre o que muda na vida das pessoas. Os anúncios em TV estão sendo acompanhados por inserções em rádio, internet, jornais e revistas. No feriado, além da solenidade na plataforma, haverá um coquetel no Museu Histórico Nacional.

A idéia é mostrar a importância da auto-suficiência na vida das pessoas, mas o aumento da produção não terá impacto direto no bolso do consumidor. O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, já afirmou que, apesar de não precisar mais importar petróleo, isso não significará queda nos preços de derivados, como a gasolina.

O valor da campanha é maior que os R$35,2 milhões destinados pelo governo em 2005 ao programa de proteção social às crianças e aos adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual em suas famílias, considerado prioritário pelo presidente Lula. O programa de apoio à instalação de restaurantes populares públicos também recebeu valor inferior, R$34,7 milhões em 2005. Já para o programa de apoio à pesquisa e à inovação em Arranjos Produtivos Locais, que dá incentivos a micro e pequenas empresas, foram R$35,7 milhões.