Título: EX-MINISTRO TEM ESCRITÓRIO E EMPRESA EM SP
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 20/04/2006, O País, p. 9

Cassado na Câmara, Dirceu abriu uma firma de advocacia

SÃO PAULO. Depois de ter seu mandato cassado em dezembro passado, o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu (PT-SP) tem usado duas empresas para cada uma das atividades que diz exercer hoje, a de advogado e a de consultor de empresas.

Como advogado, Dirceu solicitou à Ordem dos Advogados (OAB) em São Paulo a inscrição do escritório que manterá na capital paulista em sociedade com a advogada Lilian Ribeiro. O escritório Ribeiro e Barros da advogada terá incluído o sobrenome de Dirceu e passará a ser denominado Oliveira e Silva, Ribeiro e Barros Advogados Associados com a entrada do ex-ministro. A inscrição do escritório na OAB ainda não saiu, mas isso não impede que ele e sua sócia atuem normalmente.

Como consultor de empresas, ele já registrou no 3º Cartório de Títulos e Notas de São Paulo a empresa José Dirceu & Associados SC Ltda. A sede dessa empresa, em que o ex-deputado tem como sócio Júlio César dos Santos, está localizada, conforme o registro, na Avenida Jaguaré, no bairro Jaguaré, em São Paulo.

Empresa teria pagado aluguel de jatinho

Na última quinta-feira, depois de visitar em Juiz de Fora (MG) o ex-presidente Itamar Franco, pré-candidato do PMDB à Presidência da República, José Dirceu protestou quando foi perguntado sobre o pagamento do frete do avião no qual fez a viagem a partir de São Paulo.

¿ Estou indignado com essa invasão de minha privacidade. Não sou ministro e nem deputado. Não devo explicações da minha vida privada. Sou advogado, consultor de empresas. Tenho dinheiro para pagar o fretamento de um avião. Foi a primeira viagem em cinco meses desde que deixei Brasília e fui visitar o Itamar, que é meu amigo. Vocês querem que eu pare de fazer política? Agora, como paguei o avião é um problema meu. Faço minhas declarações de renda todo ano e não vou explicar agora como viajo, como freqüento restaurantes ¿ disse ao GLOBO.

O diretor da Sul América Táxi Aéreo, que se identificou apenas como comandante Vandir, disse que o pagamento da viagem foi feito pela José Dirceu & Associados, mas não revelou o valor, estimado em R$12 mil por empresas do setor. Segundo ele, a empresa do ex-ministro fez vários vôos com a Sul América, inclusive para o interior do Paraná. O filho de José Dirceu, Zeca Dirceu, é prefeito de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste paranaense.

José Dirceu não foi localizado ontem em São Paulo. Ele viajaria a Caracas, na Venezuela, e a La Paz, na Bolívia. O GLOBO procurou o escritório da advogada Lilian Ribeiro, mas ela não retornou o telefonema.