Título: Dirceu terá de depor sobre morte de Celso Daniel
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 20/04/2006, O País, p. 9

Chefe de Gabinete de Lula também será ouvido pelo MP sobre esquema que teria levado ao assassinato do petista

SÃO PAULO. O Ministério Público de Santo André, que investiga um esquema de corrupção na administração do prefeito Celso Daniel (PT), assassinado em 2002, marcou para a primeira quinzena de maio diversos depoimentos sobre o caso, entre eles o do ex-ministro José Dirceu, que deverá ser ouvido na próxima quinta-feira na condição de investigado. Dirceu, que em 2002 presidia o PT, foi acusado por um irmão do prefeito, João Francisco Daniel, de receber recursos do esquema de corrupção que abasteceria o caixa dois do partido.

O atual chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, deve depor no dia 8 na condição de investigado. Ex-secretário de Governo da Prefeitura de Santo André, ele foi acusado por João Francisco de levar o dinheiro arrecadado para Dirceu.

Os promotores decidiram chamar Marcos Valério de Souza, considerado o operador do mensalão, para depor. A Promotoria quer explicações sobre R$500 mil que teriam sido pagos ao advogado Aristides Junqueira para acompanhar Dirceu no caso. Valério será ouvido como testemunha no dia 12 de maio.

¿ Queremos saber do Marcos Valério quem deu ordem para que ele pagasse o advogado contratado pelo PT ¿ diz o promotor Roberto Wider Filho.

A Promotoria convidará o presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, para depor.

À época em que foi divulgado o pagamento a Junqueira, um de seus sócios, Pedro Fonseca, admitiu ter ido à agência do Banco Rural em Brasília e, por indicação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, recebido o dinheiro de Simone Vasconcelos, diretora do SMP&B, empresa de Valério. O dinheiro seria para pagar a defesa de petistas no caso de Santo André.

Frateschi disse que o PT nada pagou ao escritório de Junqueira. Os promotores convidaram o deputado cassado Roberto Jefferson, que denunciou o esquema do mensalão no Congresso, a depor.