Título: Mentor, o mais novo absolvido do valerioduto
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 20/04/2006, O País, p. 13

Com um quórum desses nem Satanás seria cassado¿, diz Thomaz Nonô sobre os 432 votantes na sessão

BRASÍLIA. Mais um deputado petista escapou da cassação do mandato. Desta vez foi José Mentor (PT-SP), acusado de receber R$120 mil do valerioduto. Foram 241 votos pela cassação ¿ 16 a menos que os 257 necessários ¿ e apenas 175 contra. Além do quórum baixo, de apenas 432 votantes, houve oito abstenções, seis votos em branco e dois nulos. É o nono deputado do mensalão absolvido.

Parlamentares de PV, PSOL e PPS fizeram um protesto contra o voto secreto exibindo as cédulas com o voto favorável à cassação. Todos são integrantes da Frente Parlamentar em favor do voto aberto. Antes do protesto, Aldo Rebelo disse que não aceitaria a abertura e ameaçou os parlamentares com processos por quebra de decoro por infringir o regimento.

PEC do voto aberto pode ir à votação hoje

Para tentar acalmar os integrantes da Frente, Aldo prometeu incluir na ordem do dia de hoje a votação da PEC do deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), que acaba com o voto secreto no Congresso, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais.

¿ Nossa atitude é para nos preservar junto ao nosso eleitor ¿ disse o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

O vice presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), tentou adiar a votação por causa do quórum baixo, mas não conseguiu.

¿ A votação pela cassação foi alta, mas com um quórum baixo desses nem Satanás seria cassado. Fiz o possível e o impossível para adiar.

¿ Não é problema de quórum baixo. Na votação do João Paulo Cunha o quórum foi alto, de 485, mesmo assim ele foi absolvido ¿ rebateu Aldo.

Mentor estava tão certo da absolvição que abriu mão do prazo de recurso. Como era esperado, ele recorreu à denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, ao STF, como principal peça de defesa. Da tribuna, disse que o fato de não ter sido incluído na denúncia que aponta 40 envolvidos no mensalão é uma prova definitiva de que não há comprovação de que tenha recebido dinheiro ilegal do valerioduto.

Cercado por outros petistas envolvidos no mensalão já absolvidos, como Professor Luizinho (SP) e João Paulo Cunha (SP), Mentor voltou a dizer que os R$120 mil recebidos de Marcos Valério destinavam-se a pagar por serviços de consultoria advocatícia prestados a Rogério Tolentino, sócio do empresário.

¿ Não cometi nenhuma ação indecorosa, não abusei de prerrogativa nem recebi vantagens indevidas ¿ protestou Mentor, sendo aplaudido após o seu discurso.

Com a absolvição de Mentor, agora só restam três mensaleiros a serem julgados: Vadão Gomes(PP-SP), Josias Gomes (PT-BA) e José Janene (PP-PR).