Título: CONFRONTO MARCA VISITA DE LULA A HOSPITAL NO SUL
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 20/04/2006, O País, p. 13

PORTO ALEGRE. Três horas antes da chegada de Lula ao Grupo Hospitalar Conceição, houve atrito entre militantes da CUT, que gritaram palavras de ordem a favor do presidente, e funcionários do hospital que participavam dos protestos. Quatro pessoas foram detidas, entre eles o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudir Nespolo. A Brigada Militar os liberou logo em seguida. Nespolo acompanhou Lula no palco onde se realizou o evento.

Cerca de 300 pessoas que o aguardavam no interior do ginásio cantavam palavras de ordem como ¿Ó burguesia, pode esperar, a tua hora vai chegar¿ ou ainda ¿Um, dois, três, Lula outra vez¿. À vontade e suado, Lula não conseguia parar de autografar camisetas e bandeiras do PT que eram atiradas ao palco, enquanto se desenvolviam os discursos.

Lula teve de pedir que a platéia deixasse o ministro da Saúde, Agenor Álvares, fazer o seu discurso. Depois, pediu desculpas pelo fato de o ministro não ter citado um programa de seu governo, o Saúde Bucal. Ele falou dos protestos:

¿ Muitos são oriundos do PT e vocês sabem que os ex vão ficando cada vez mais sectários. É muito melhor isso que o tempo em que não podíamos reunir nem dez companheiros. Que viva a democracia e o direito de protestar. E viva também o direito de respeitar ¿ afirmou.