Título: LULA: `O PAÍS VAI FICAR MAIS NERVOSO¿
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 20/04/2006, O País, p. 13

Presidente é vaiado no Sul e diz que situação vai piorar durante a campanha

PORTO ALEGRE. Depois de ser vaiado em Porto Alegre por funcionários do Grupo Hospitalar Conceição ¿ hospital do Ministério da Saúde responsável por 40% dos atendimentos de emergência no Rio Grande do Sul ¿ onde inaugurou as novas instalações do setor de emergência, Lula fez um verdadeiro discurso de campanha. Disse que o protesto foi um ¿exercício de democracia muito forte¿ e pediu tranqüilidade a todos porque, segundo ele, as coisas vão piorar na campanha:

¿ Daqui para a frente o país vai ficar mais nervoso. É assim mesmo. Então, queria que vocês não perdessem a tranqüilidade ¿ disse Lula ao público formado por sindicalistas, metalúrgicos e integrantes da CUT.

Os funcionários da Varig que pediam apoio à empresa; os integrantes da Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição, contrários à transformação do hospital em fundação de direito privado, e os militantes do PSTU que protestavam contra o mensalão, ficaram do lado de fora. Tanto no Hospital Conceição quanto no Sindicato dos Metalúrgicos, a 500 metros, os manifestantes ficaram distantes.

Lula também inaugurou ontem o sistema de eletrificação rural na reserva da Guarita, em Tenente Portela (RS), onde moram cerca de 1.300 famílias de índios caingangues e guaranis. O programa Luz para Todos beneficiou 1.071 delas. No Dia do Índio, ele disse que preferiu estar ali e não nas comemorações do Dia do Exército, em Brasília.

¿ Era importante que no dia 19 a gente estivesse com nossos irmãos e irmãs que representam as nações indígenas.

¿Fico imaginando o quanto eles vão falar mal de mim¿

O presidente foi homenageado por um grupo de crianças caingangues, que cantaram pela proteção de matas e rios. Lula ajudou a levar ao palco o indiozinho Alessandro, que o presenteou com um arco. Como não havia fecha, o presidente atirou um grão de milho.

O presidente inaugurou a rádio comunitária Cacique Fongue, a primeira de uma reserva indígena e que fará transmissões em caingangue e guarani (a reserva também abriga 50 famílias guaranis). Ele disse, numa brincadeira, que não está preocupado com as críticas que possa vir a na rádio.

¿ Fico imaginando o quanto eles vão falar mal de mim nessa rádio aí. Não tem problema.