Título: GIL RUGAI DEIXA A CADEIA DEPOIS DE DOIS ANOS
Autor: Cristina Christiano
Fonte: O Globo, 20/04/2006, O País, p. 14

Acusado de matar pai e madrasta foi libertado ontem graças a decisão do Supremo Tribunal Federal

SÃO PAULO. Cabisbaixo, o ex-seminarista Gil Rugai, de 23 anos, acusado de matar o pai e a madrasta em 28 de março de 2004, deixou às 18h50m de ontem o Centro de Detenção Provisória 2 de Pinheiros, onde estava preso. Na terça-feira, foi beneficiado com hábeas-corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros entenderam que havia excesso de prazo na prisão cautelar. Gil estava preso preventivamente desde 7 de abril de 2004.

Rugai saiu acompanhado de seus advogados e não falou com a imprensa.

¿ A sua soltura é um passo importante para demonstrar a sua inocência. Mas não é ainda uma vitória. Gil Rugai espera da Justiça a apuração correta, imparcial dos fatos e que a autoridade policial encontre o verdadeiro homicida ¿ disse o advogado Fernando José da Costa, ao pedir para não condenarem seu cliente. Ele diz que entrou no Tribunal de Justiça com recurso requerendo a nulidade do processo para que Gil não vá a júri popular.

¿ O processo é nulo, a denúncia é inepta e não descreve os fatos praticados.

A promotora Mildred de Assis Gonzales disse ter recebido com pesar a notícia da libertação de Rugai e critica o STF.

¿ O Supremo Tribunal está longe da nossa realidade, dos ideais da sociedade que está com a criminalidade batendo à porta ¿ criticou ela.

Segundo a promotora, a principal testemunha do caso, o vigia de rua Domingos ¿ que afirma ter visto o ex-seminarista sair da mansão onde as vítimas moravam após uma seqüência de tiros ¿, está vivendo com a família sob proteção porque foi ameaçado de morte.

¿ Onde estão os valores? O acusado é solto e a testemunha continua presa ¿ disse a promotora.

Mildred diz que não há mais nenhum recurso legal para que Rugai volte para a prisão.

¿O laudo do pé é uma prova excepcional¿, diz advogado

Com discurso inflamado, como se estivesse diante dos jurados, o advogado de Rugai afirma que, caso Gil Rugai seja mandado a júri, será lá que a defesa irá provar a inocência dele e contestar cada uma das perícias realizadas.

¿ O Ministério Público aponta as perícias como favoráveis à condenação, mas eu afirmo que são favoráveis à defesa. O laudo do pé é uma prova excepcional e é nele que será demonstrada a inocência de Gil Rugai ¿ disse.