Título: FIM DE PRAZO PARA A MATERNIDADE DA UERJ
Autor: Maria Elisa Alves
Fonte: O Globo, 20/04/2006, Rio, p. 15

Núcleo Perinatal do Pedro Ernesto teria que ser inaugurado agora, para cumprir acordo

A Comissão de Saúde da Alerj fará hoje, a partir do meio-dia, uma inspeção nas obras do Núcleo Perinatal do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculado à Uerj, em Vila Isabel. O presidente da comissão, deputado Paulo Pinheiro (PPS), resolveu antecipar em três dias o término do prazo de dois meses para a inauguração da maternidade, determinado em 22 de fevereiro durante audiência na Vara da Infância da Juventude e do Idoso, presidida pela juíza Ivone Ferreira Caetano.

¿ Se as obras não estiverem prontas hoje, não será no feriado prolongado que serão concluídas ¿ explicou Pinheiro.

De acordo com documento homologado durante a audiência em fevereiro, o governo do estado terá que pagar uma multa de R$50 mil por dia durante o tempo em que o núcleo perinatal permanecer fechado.

O diretor do Hupe, professor Carlos Eduardo de Andrade Coelho, desconhece o vencimento.

¿ A comissão pode fazer a vistoria se quiser. Mas o deputado está absolutamente enganado em relação ao prazo ¿ afirmou.

Segundo Pinheiro, o Núcleo Perinatal deveria ter sido inaugurado há dois anos para suprir a carência de leitos de UTI pré-natal da rede estadual. Atualmente os leitos são alugados em hospitais particulares.

Mauro Esteves, coordenador de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais (Sintuperj), garante que não há condições de a nova unidade começar a funcionar este mês:

¿ O prédio está pronto, mas permanece vazio, sem funcionários. Se o hospital não tem reagente no laboratório para exames de sangue, como a direção pretende arcar com as despesas de outra unidade?