Título: LEI DOS VAGÕES PARA MULHERES ENTRA EM VIGOR
Autor:
Fonte: O Globo, 21/04/2006, Rio, p. 24

A partir de segunda, Supervia e Metrô Rio terão espaço exclusivo nos trens que circulam no horário do rush

Os novos vagões que vão proteger as mulheres de situações indesejáveis na hora do rush foram apresentados ontem pela Metrô Rio e pela Supervia. A partir de segunda-feira, eles estarão em circulação nos horários de maior movimento de passageiros. Um vagão em cada trem estará disponível para o público feminino e todos serão identificados por adesivos especiais.

No Metrô, a expectativa é de que dez mil mulheres aproveitem o novo serviço, que será oferecido das 6h às 9h e das 17h às 20h.

¿ As mulheres terão mais uma opção. Com os vagões funcionando vamos saber se o projeto será bem aceito ¿ explicou Joubert Flores, diretor de relações institucionais da Metrô Rio.

Concessionárias esperam conquistar novas usuárias

Os vagões não terão seguranças, mas diretores da empresa acreditam que os homens serão barrados pelas mulheres, que vão querer garantir seus direitos.

¿ É uma conquista da mulher, vamos preservar isso ¿ disse a estudante Kelly Tavares, de 27 anos.

A Supervia também já colocou adesivos nos 150 vagões de trens que vão transportar cerca de 30 mil mulheres no horário de rush. A empresa espera conquistar novas usuárias após as mudanças feitas.

A concessionária acredita que a medida contribua para o aumento do número de mulheres a utilizar os trens, já que os vagões exclusivos devem aumentar a sensação de segurança do público feminino.

O projeto, proposto pelo deputado estadual Jorge Picciani, foi sancionado pela governadora Rosinha Garotinho no início deste mês.