Título: Quebrado sigilo telefônico da `mansão do lobby¿
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 21/04/2006, O País, p. 10

CPI pretende identificar ligações feitas da casa onde se reuniam ex-assessores de Palocci em 2003 e 2004

BRASÍLIA. A CPI dos Bingos aprovou ontem requerimento de quebra do sigilo dos telefones instalados na casa do Lago Sul alugada por amigos e ex-auxiliares do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, chamada por integrantes da comissão de ¿mansão do lobby¿. O pedido, do senador Romeu Tuma (PFL-SP), requer a relação de todas as ligações do telefone fixo da casa feitas durante 2003 e 2004, quando o imóvel foi alugado e supostamente freqüentado por Palocci.

No requerimento, Tuma lembra que, durante as investigações da CPI, constatou-se que Vladimir Poleto, um dos investigados, alugou a casa para receber empresários angolanos de jogos de bingo ¿para negociatas¿ com pessoas ligadas ao Ministério da Fazenda. ¿Entre elas, Ralf Barquete, Ademirson Ariovaldo da Silva e o senhor Rogério Buratti¿. Este último, ex-secretário da Prefeitura de Ribeirão na gestão de Palocci.

O requerimento do senador foi apresentado antes de surgir o caseiro Francenildo dos Santos Costa, que trabalhou na casa e afirmou ter visto o então ministro algumas vezes na residência. As declarações de Francenildo acabaram levando à demissão do ex-ministro. Palocci foi indiciado pela Polícia Federal, acusado de ter sido o responsável pela determinação da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo e a divulgação do extrato de sua conta bancária na Caixa Econômica Federal.

Romeu Tuma pediu a quebra do sigilo telefônico com base no depoimento do motorista Francisco das Chagas que, em depoimento à Comissão, disse ter visto o ministro Antonio Palocci se reunir com os amigos dele na mansão da turma de Ribeirão Preto.

Senador pediu investigação de servidores da Receita

A comissão aprovou ontem outros oito requerimentos. O primeiro deles, e mais polêmico, foi a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico do empresário Roberto Kurzweil, dono da locadora que alugou carro que teria levado dinheiro de Cuba para campanha de Lula. Foi preciso o voto de minerva do presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), para desempatar. O placar foi de 5 a 4.

A comissão aprovou também requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para que sejam solicitadas informações ao Ministério da Fazenda sobre os servidores da Receita Federal que têm acesso ao sistema ¿Dossiê Integrado da Pessoa Física e Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física¿. O senador quer saber se algum auditor investigou a vida fiscal do caseiro Francenildo Santos Costa. Dias suspeita que o ex-ministro Palocci tenha recorrido à Receita para descobrir onde o caseiro tinha conta bancária e só então determinar à Caixa para quebrar seu sigilo.