Título: TARSO ELOGIA PROCURADORIA E ISENTA PRESIDENTE LULA
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 21/04/2006, O País, p. 13

Segundo o ministro, é fundamental o trabalho de investigação e denúncia do procurador-geral

BRASÍLIA. Como fez com os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal, o ministro das Relações Institucionais e coordenador político do governo, Tarso Genro, fez ontem uma visita de cortesia ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Há duas semanas, o chefe do Ministério Público denunciou ao STF 40 pessoas, entre políticos, ex-ministros e empresários apontados como responsáveis pelo que chamou de quadrilha criminosa ¿ o escândalo do mensalão.

Procurador poderá enviar mais nomes ao Supremo

Na saída, Tarso Genro elogiou o trabalho do procurador, mas fez questão de ressaltar que Antonio Fernando não encontrou indícios de envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas investigações sobre o esquema de corrupção.

¿ Ele reiterou que, em relação ao presidente da República, não existe sequer um indício, uma menção ao longo das investigações que ele está fazendo ¿ destacou o ministro.

Tarso Genro disse ainda que é fundamental o trabalho da Procuradoria-Geral da República, na medida que não só faz investigação como também promove as denúncias. As investigações do Ministério Público sobre o escândalo do mensalão ainda não terminaram e o procurador pode enviar mais nomes ao STF.

Para governo, processo dará oportunidade de defesa

Tarso disse que, na visita, mostrou ao procurador a visão do governo sobre o caso:

¿ Não só acompanhamos como respeitamos e achamos fundamental o trabalho que a procuradoria faz nas investigações, nas denúncias e na individualização de responsabilidades, não de partidos, não de instituições ¿ afirmou o ministro. ¿ A partir da responsabilização, os indivíduos vão ter a oportunidade de defesa circunscrita no processo penal que responderão.