Título: A Chávez, queixas contra Lula
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 21/04/2006, O País, p. 16

Venezuelano defende colega

CURITIBA. Descontente com o não-cumprimento das metas de assentamento no Brasil, o Movimento dos Sem Terra (MST) fez ontem ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, queixas contra o governo Lula. Segundo o movimento, a meta inicial do governo para a reforma agrária não foi cumprida. Em resposta, Chávez defendeu o governo Lula.

¿ É preciso reflexão dos movimentos sociais. Não tem alternativa, Lula tem que governar o Brasil por outros quatro anos. Precisamos de Lula como precisamos de Evo (Morales, presidente da Bolívia), Néstor (Kirchner, presidente da Argentina) e Tabaré (Vázquez, presidente do Uruguai) e para impedir que outros partidos assumam o poder e voltem a implantar o modelo neoliberal.

O presidente venezuelano reuniu-se com dois mil militantes da Via Campesina, composta por entidades de trabalhadores rurais da América Latina, incluindo o MST.

À noite, Chávez se reuniu com Lula, em Brasília, para tratar da reunião entre os dois e o argentino Nestor Kirchner, na próxima semana, sobre parcerias na viabilização do uso do gás natural como alternativa energética na América Latina.