Título: CARRO ROUBADO DA CASA DE SENADOR EM SÃO CONRADO É ENCONTRADO NA GLÓRIA
Autor: Simone Candida
Fonte: O Globo, 21/04/2006, Rio, p. 19

Dentro do veículo, pertencente a um empregado da família, estavam dois cofres

Uma denúncia feita ao número 190 levou a polícia a recuperar na manhã de ontem um dos dois carros roubados pela quadrilha que assaltou a casa do senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), em São Conrado, na noite de domingo. O Fiat Uno LOD-2125, de um dos empregados da família, estava estacionado, em perfeito estado, numa rua da Glória. Dentro do veículo foram achados os dois cofres roubados da casa, além de um tapete, muitos papéis remexidos, um cartão de plano de saúde do funcionário do senador e correspondência com endereço do empregado em Brasília.

Perícia no carro pode dar pistas sobre bandidos

Segundo o delegado Rodrigo Martiniano, da 15ª DP (Gávea), o resultado da perícia realizada no veículo pode fornecer a primeira prova material que permitirá à polícia chegar aos autores do crime.

¿ Temos que aguardar o resultado da perícia para ver se alguma digital foi identificada. Além disso, eu e minha equipe vamos analisar o que estava dentro do carro. Por enquanto, não temos qualquer suspeito ou indício. Temos 30 dias para concluir o inquérito e, se for preciso, pediremos ao Ministério Público uma prorrogação ¿ disse o delegado.

Ele não descarta a possibilidade de o Fiat ter sido abandonado na Zona Sul ¿ o carro estava em frente ao número 496 da Rua do Russel ¿ apenas para despistar a polícia. Outra hipótese levantada pelo delegado foi a de os bandidos terem usado algum endereço na Zona Sul para dividir o produto do roubo e decidido se livrar do carro depois.

O Fiat foi localizado por policiais do 2º BPM (Botafogo), que receberam denúncia de um morador da rua por volta das 10h de ontem. Em seguida, policiais da 15ª DP foram chamados e acionaram os peritos. Os dois cofres estavam com as portas arrebentadas.

A casa de Gilberto Mestrinho foi assaltada por 15 homens armados com pistolas e um fuzil . O senador, a mulher e três empregados foram amarrados e agredidos durante as duas horas em que os ladrões ficaram na residência. Nervosos, os bandidos fizeram dois disparos acidentais no quarto onde estavam os reféns, mas ninguém ficou ferido. Na tentativa de fazer com que o senador abrisse um cofre que, segundo ele, estava sem uso há anos, os criminosos ameaçaram decepar os dedos da mão da mulher do político, Maria Emília, de 60 anos. E chegaram a fazer um corte num dedo, dizendo depois tê-lo arrancado e ameaçando fazer o mesmo com outro. O senador também ficou com marcas de agressão na boca e nas mãos.

Apesar da presença de duas guaritas no caminho para a casa do político, os seguranças não perceberam o assalto. O bando fugiu levando os dois cofres com jóias, dinheiro, 17 quadros, prataria e dois carros.