Título: MATO GROSSO DO SUL TEM NOVO FOCO DE FEBRE AFTOSA
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 21/04/2006, Economia, p. 33

Doença foi descoberta no município de Japorã, próximo à fronteira com o Paraguai. Gado começa a ser sacrificado hoje

BRASÍLIA. Quase seis meses depois de serem registrados focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul ¿ o que levou mais de 50 países a suspenderem as importações de carnes do Brasil ¿ um novo foco no estado foi confirmado ontem pelo Ministério da Agricultura. Segundo os técnicos, o caso foi identificado no município de Japorã ¿ um dos epicentros da crise em outubro ¿ durante as atividades de vigilância de rotina executadas pelo serviço veterinário oficial.

O exame laboratorial foi realizado para verificar uma suspeita em uma propriedade rural no sudeste do município, próximo à fronteira com o Paraguai. A fazenda está numa área interditada desde que os primeiros focos da doença foram registrados e abrange ainda os municípios de Eldorado e Mundo Novo.

De acordo com o Departamento de Saúde Animal (DSA), a propriedade onde foi registrado o foco possui 137 bovinos. A última vacinação contra febre aftosa foi realizada em maio de 2005, mas todos os animais serão sacrificados a partir de hoje.

O DSA informou que, na propriedade, foram identificados dez bovinos com idade superior a 24 meses apresentando lesões discretas, compatíveis com a doença vesicular. Os técnicos recolheram amostras para diagnóstico laboratorial.

Segundo uma nota técnica distribuída ontem pelo Ministério da Agricultura, as ações de saneamento dos focos de febre aftosa registrados em 2005 continuam em execução no Mato Grosso do Sul, com base em procedimentos reconhecidos internacionalmente. A área geográfica afetada permanece inalterada e sob interdição, ou seja, os três municípios continuam isolados. Não haverá ampliação da área interditada, assegurou o DSA.

Até o momento, foram sacrificados 33.741 animais sendo 27.170 em Japorã, 3.938 em Eldorado e 2.683 em Mundo Novo. Em Japorã, o rebanho remanescente é de, aproximadamente, 20.500 bovinos em 164 propriedades rurais sob vigilância do serviço veterinário oficial.

O secretário da Agricultura do Paraná, Newton Pohl Ribas, anunciou ontem que está proibida a entrada no estado de animais, produtos e subprodutos dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo.