Título: PARA LULA, LÍDERES TÊM DE TOMAR POSIÇÃO NA OMC
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 21/04/2006, Economia, p. 34

Presidente diz que retomará viagens internacionais por falta de perspectivas na Rodada de Doha

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que está na hora de os líderes mundiais saírem de trás de seus chanceleres e tomarem uma decisão a respeito da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo Lula, sua posição será transmitida em Viena, na Áustria, durante a cúpula de chefes de Estado da União Européia, da América Latina e do Caribe, na segunda quinzena deste mês.

¿ Não há mais debate técnico. A decisão tem de ser política. Tenho provocado, desde dezembro, os líderes dos Estados Unidos, da França, da Alemanha. Vamos mostrar nossa cara ¿ disse Lula, ao discursar na formatura dos novos diplomatas pelo Instituto Rio Branco, no Itamaraty. ¿ Também vou à reunião do G-8 (grupo formado pelos países mais ricos do mundo), em julho, com o mesmo objetivo.

Lula disse que decidira não fazer mais viagens internacionais este ano, mas, diante da falta de perspectiva na rodada da OMC, optou por retomá-las.

Lula criticou a política externa do governo anterior e praticamente sepultou a idéia de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca):

¿ Tinha gente que dizia que o mundo acabaria sem a Alca. Hoje, nem os Estados Unidos pensam mais em Alca.

Lula afirmou que encontrou o Itamaraty em estado de extrema pobreza, mas que agora os diplomatas brasileiros podem passar pelos corredores em qualquer lugar do mundo ¿com muito orgulho¿.