Título: MARCOS PONTES ESTÁ DE VOLTA AO BRASIL
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 21/04/2006, O Mundo, p. 38

Astronauta tem recepção de herói. Lula diz que gostaria de ir ao espaço

BRASÍLIA. O astronauta Marcos Pontes foi recebido ontem como herói no seu retorno ao país. Na chegada a Brasília, o avião que transportava o astronauta foi recebido por dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB) que o acompanharam até a base aérea da capital. Em seguida, Pontes foi recebido em audiência privada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o condecorou, em solenidade no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a Ordem Nacional do Mérito. Lula afirmou em discurso que Pontes é motivo de orgulho para os brasileiros e até brincou: disse que tem medo de mergulhar, mas gostaria de ir para o espaço.

¿ Sei que não estou com preparo físico adequado como você, eu não tenho coragem de mergulhar cinco metros dentro do mar, mas eu teria coragem de ir numa nave espacial. Depois das coisas que você me contou, um dia, quem sabe, quando estiverem levando as pessoas da terceira idade, eu me candidate a uma viagem dessas ¿ comentou Lula.

Presidente defende gasto de US$10 milhões em viagem

O presidente defendeu o investimento de US$10 milhões no treinamento para que Pontes participasse da missão à Estação Espacial Internacional (ISS). Ao rebater críticas da comunidade científica à viagem de Pontes, o presidente ressaltou, em tom ufanista, que poucos homens foram ao espaço e poucos países conseguiram participar de uma missão espacial.

¿ Quando assumimos a responsabilidade de continuar a política espacial, foi mais um sinal que queríamos dar ao mundo de que o Brasil caminha muito a passos largos para ser dono do seu nariz. O Brasil caminha muito rapidamente para exercitar, na sua plenitude, a sua soberania em todas as esferas que o mundo exige ¿ disse o presidente.

Para Lula, a viagem de Pontes tem significado histórico e contribuirá para incentivar a pesquisa, aprimorando o conhecimento científico e tecnológico no país. O presidente afirmou que a viagem foi possível graças à vontade e à perseverança do astronauta, que mostrou que ¿o impossível é apenas um pouco mais difícil, mas a gente consegue chegar lá¿.

¿ Tem gente que acha que a gente não deve gastar dinheiro nisso, como tem gente que acha que a gente não deve gastar dinheiro no nosso submarino, como tem gente que acha que a gente não deve tratar a questão do urânio, e nós vamos tratar tudo que o Brasil tiver que tratar para que a gente seja cada vez mais orgulhoso de ser brasileiro e para que a gente seja cada vez mais soberano diante do mundo ¿ afirmou o presidente.

Pontes chama de deselegantes críticas a experimentos

Na mesma linha de Lula, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, também defendeu o investimento na missão, argumentando que o atual governo foi o que mais destinou recursos para o programa espacial. Já o astronauta chamou de deselegantes os cientistas que criticaram os experimentos feitos por ele no espaço.

¿ Acho deselegante com esses profissionais (que prepararam as experiências) comentários sobre os experimentos. Eu tomei os experimentos com seriedade. Esses cientistas são pioneiros na área de microgravidade e merecem todo o nosso respeito ¿ argumentou Pontes.

Embora tenha homenageado o centenário do vôo do 14 Bis, Pontes evitou se comparar a Santos Dumont:

¿ Não me comparo, não me vejo, continuo fazendo o meu trabalho, mas tenho muito orgulho e muito honra de ter a sorte de estar voando no centenário e mostrar para o mundo a figura de Santos Dumont.

No Planalto, Pontes tirou foto com colegas de turma na Aeronáutica e depois foi homenageado com um almoço na FAB. Também esteve na Agência Espacial Brasileira.

http://www.oglobo.com.br/ciencia