Título: PT FAZ NOVOS PROGRAMAS
Autor: Isabela Martin e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O País, p. 4

TSE proibiu peças que exaltavam Lula

BRASÍLIA. O PT correu e fez ontem novos programas que serão exibidos hoje no rádio e na TV, mas sem imagens, exaltação à figura de Lula ou comparações com o governo de Fernando Henrique, recursos proibidos anteontem por liminar do ministro Ari Pargendler, do Tribunal Superior Eleitoral.

O PT não pôde exibir as peças na quinta-feira, mas tenta salvar o horário partidário de hoje. O partido tinha direito a exibir as inserções nos dias 18, 20 e 22. Mas após a primeira exibição, o PFL e o PSDB entraram com ação no TSE alegando que o PT estava fazendo campanha eleitoral antecipada, argumento aceito pelo ministro Pargendler. O PT recorreu da decisão, cujo mérito será julgado pelo plenário do tribunal.

Os novos programas são pequenas inserções, simples e burocráticas, sem imagens ou declarações. Apenas um texto na televisão e a voz de um locutor, para o rádio.

O texto da propaganda partidária que será exibida hoje, segundo o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), também mostrará os feitos do governo petista, mas sem mencionar Lula ou seus adversários.

¿ A liminar é uma exceção ao comportamento do tribunal que não acatou outras ações contra programas nitidamente eleitorais e de tons agressivos. Vamos recorrer para recuperar nosso tempo ¿ disse Berzoini.

Em três das quatro filmetes proibidos o PT exaltava os números do Bolsa Família e do ProUni. E encerrava com uma pessoa dizendo: ¿Por isso Lula é meu presidente e nele eu confio¿. No quarto filme, o PT comparava: ¿Quem fez mais, o PT do presidente Lula ou o PSDB de FH e de Geraldo Alckmin?¿