Título: GOVERNO QUER NEGOCIAR COM OPOSIÇÃO PARA EVITAR NOVO DEPOIMENTO DE BASTOS
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O País, p. 4

Mas PSDB e PFL prometem convocar ministro de novo

BRASÍLIA. O governo, seus líderes no Congresso e o próprio ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vão tentar evitar novo depoimento dele sobre a violação do sigilo do caseiro Francenildo Costa, desta vez no Senado. A avaliação é que a oposição vai usar este episódio para sangrar a imagem do governo e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto puder. Mas com o argumento de que é preciso racionalidade, os governistas vão tentar negociar com a oposição.

PSDB e PFL querem aguardar novo depoimento do ex-presidente da Caixa Jorge Mattoso, na CPI dos Bingos, para depois tentar juntar nova munição contra Bastos. O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), atacou a iniciativa. Para ele, Bastos deixou claro no depoimento na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que não ajudou a montar a defesa do ex-ministro Antonio Palocci, acusado pela Polícia Federal de ser o mandante da violação do sigilo do caseiro:

¿ Se a oposição quer mudar o ministro, que vença a eleição. Espero que a gente consiga manter a racionalidade.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), cobrou da oposição um comportamento mais adequado. Para ela, ficou claro que Bastos não teve participação no episódio.

Mas líderes do PFL e do PSDB no Senado reafirmam a disposição de, após ouvir Mattoso, convocar novamente o ministro. Alegam que ele deixou perguntas sem respostas na Câmara e que novas dúvidas poderão surgir a partir do depoimento de Mattoso. O líder da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse ontem que o presidente Lula ficou ainda mais fragilizado depois das explicações dadas por Bastos.

¿ O desbaratamento da organização criminosa que cerca Lula fragilizou ainda mais o presidente, reconhecidamente despreparado. Sem Dirceu, Palocci, Delúbio, Genoino, Waldomiro, resta ao presidente amparar-se no ministro Thomaz Bastos. Lula precisa de tutela. Não distingue o que é certo do errado ¿ avaliou Aleluia.