Título: RESPOSTA `POR DEVER DE OFÍCIO¿
Autor: Flávia Oliveira
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O País, p. 5

Michel Temer demonstra pouca confiança em Garotinho

ILHA DE COMANDATUBA (BA). O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, deu sinais de pouca confiança no comportamento ético do possível candidato à presidência da República de seu próprio partido, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Na quinta edição do Fórum Empresarial, que reúne desde ontem na Bahia cerca de 300 empresários, o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, dois governadores (Paulo Souto, da Bahia, e Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul) e parlamentares, ele não hesitou ao responder se Garotinho é um candidato ético:

¿ Em primeiro lugar, quero dizer que, por dever de ofício, eu devo responder sim.

A platéia reagiu com risos ao comentário sobre Garotinho, que foram substituídos por vaias diante do comentário adicional do presidente do PMDB:

¿ Em segundo lugar, essa questão da ética na política é uma questão que deve ser examinada caso a caso. Ela tem uma relatividade muito grande.

O debate sobre ética dominou parte do primeiro dia do Fórum Empresarial, que reúne executivos de empresas responsáveis por 37% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Na parte da manhã, o evento teve uma palestra do ministro Furlan, que enumerou suas conquistas e desafios nos pouco mais de três anos no governo. A apresentação do ministro foi marcada pelas intervenções críticas dos deputados Temer, Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) e Walter Feldman ao governo.

Feldman criticou a corrupção, ACM Neto e Temer condenaram a política social ¿assistencialista¿ do presidente Lula por meio do Bolsa Família.

À tarde, o Fórum foi dedicado ao debate eleitoral, com a participação de Carlos Augusto Montenegro, do Ibope.

Presente ao Fórum, o deputado federal Rodrigo Maia (PFL-RJ) disse que gostou do comentário de Temer sobre Garotinho:

¿ Certamente, ele (Temer) deve convergir com a minha opinião: de que Garotinho é um candidato que não é ético, assim como também não é ético o presidente da República ¿ disse Rodrigo.

Michel Temer disse que o PMDB terá candidato à Presidência, ainda que não seja um nome de seus quadros. Segundo ele, na hipótese de o partido não lançar candidato próprio, ele defende uma aliança (formal ou não) que apóie um candidato logo no primeiro turno.

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e o ex-governador Garotinho foram convidados a participar do evento, mas não compareceram, bem como a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho. Alckmin mandou um vídeo com mensagem gravada aos empresários. Garotinho não compareceu.

* Enviada especial