Título: Objetivo é aglutinar 25 milhões
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O País, p. 8

RECIFE.Ainda em sua palestra no II Fórum Social Brasileiro, o coordenador do MST João Paulo Rodrigues disse concordar com o coordenador nacional do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, que classificou o MST de movimento pequeno por aglutinar ¿apenas um milhão de pessoas¿.

¿ O MST não tem dúvida de que um milhão de pessoas é pouco. Somos das menores organizações sociais que existem, menores do que a CUT, a Contag, a Igreja, a UNE, que têm base organizada muito maior. E temos clareza de que, para as mudanças necessárias tanto na reforma agrária quanto nas estruturais, precisamos de uma base maior.

Segundo Rodrigues, o desafio do MST é aumentar sua base para quatro milhões de famílias sem-terra, cerca de 25 milhões de pessoas.

Ele criticou a reforma agrária do governo Lula, mas disse ser melhor do que a de Fernando Henrique Cardoso. E anunciou um plano de autonomia política nas próximas eleições presidenciais:

¿ O MST está discutindo com as bases, mas é provável que adotemos a autonomia política. Provavelmente o MST não se engajará ou apoiará algum candidato no primeiro turno. Mas pelo que tenho visto no campo, a impressão que tenho é que 80% da base votarão em Lula, por entender que é o candidato mais progressista e poderá trazer novidades para a reforma agrária.

O líder do MST voltou a dizer que a depredação da Aracruz Celulose, no Rio Grande do Sul, não foi um ato de violência, mas sim de desobediência civil. Anteontem, os responsáveis foram denunciados pelo Ministério Público.