Título: GANGUE DA BICICLETA VOLTA A ATACAR
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 22/04/2006, Rio, p. 10

Christiane Torloni e pianista russo são assaltados em Copacabana; anel roubado teria dois mil anos

Sete meses depois de a polícia anunciar a prisão da gangue da bicicleta que atuava na Zona Sul, dois assaltos praticados por ciclistas, quarta-feira, em diferentes pontos de Copacabana, ressuscitaram o fantasma dos crimes sobre duas rodas. As vítimas foram celebridades: a atriz Christiane Torloni e o pianista russo Andrei Gavrilov, no Rio para um concerto hoje à tarde no Teatro Municipal, como informou ontem Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO.

Gavrilov teve um cordão de ouro e um anel grego milenar que usava como pingente ¿ herança de família há gerações ¿ roubados no calçadão, à tarde, perto do Copacabana Palace. Christiane foi atacada às 20h30m na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Barão de Ipanema, por um ciclista e um bandido a pé. Ficou sem documentos e fotos. O comando do 19º BPM (Copacabana) diz que as ações foram isoladas.

Gavrilov contou que o ciclista se aproximou muito rapidamente e arrancou o cordão do seu pescoço. O anel grego, segundo o russo, tem dois mil anos. Feita de ouro, a peça tem uma pedra de mármore com a figura de uma musa do deus Apolo.

¿ Fui estúpido, não devia ter saído com ele. Quando eu cheguei à cidade, fiquei tão encantado que quis ir logo para a rua e não me lembrei de tirar o cordão. Procuro tomar cuidado em qualquer parte. Há cidades italianas, como Parma e Nápoles, onde casos assim são comuns ¿ disse o pianista, que mora em Lucerna, na Suíça.

Policial ainda tentou encontrar bandidos

Ainda chocada, Christiane Torloni não consegue relativizar o problema como Gavrilov e diz que o Rio está entregue à própria sorte. Ela havia acabado de estacionar o carro, às 20h30m, quando foi abordada pelos dois bandidos. Eles roubaram a bolsa da atriz, com seu passaporte italiano, fotos de família, cartões de crédito, carteira de identidade, CPF e título de eleitor:

¿ Foi rápido, não tive como reagir. Havia um inspetor da Polícia Civil por perto, muito solícito, que saiu comigo pelas ruas, no meu carro, em busca dos assaltantes. Mas não encontramos nada. Na delegacia disseram que era a gangue da bicicleta agindo novamente. Se sabem disso, por que não os prendem?

Além dos documentos, Christiane perdeu a agenda de telefones, orações que trouxe da cidade portuguesa de Fátima e um terço budista nepalês. Ela contou ainda que, na segunda-feira, sua mãe, a atriz Monah Delacy, foi vítima de um assalto na Lagoa, nas proximidades da Igreja de Santa Margarida Maria:

¿ Jogaram uma pedra sob o carro dela. Minha mãe pensou que fosse um problema mecânico. Um sujeito emparelhou e disse que estavam caindo peças do carro. Ela parou, abriu a janela e o ladrão meteu a mão na bolsa dela, roubando dinheiro e cheques. Há duas semanas ligaram às 5h30m para meu filho dizendo que eu havia sofrido um acidente, pedindo dados, para tentar um golpe. Meu marido (o diretor de TV Ignácio Coqueiro) também já recebeu essas ligações.

Christiane Torloni se disse disposta a sair às ruas para cobrar mais segurança dos governantes.

¿ Fico impressionada. A gente lutou tanto pela democracia, mas agora todo mundo está anestesiado. Temos que ir às ruas dizer que não agüentamos mais isso. Não é possível que o ex-secretário (de Segurança) Marcelo Itagiba tenha dito que estava satisfeito com a segurança. Não é possível que esta governadora e que este presidente deixem o Rio se deteriorar dessa maneira.

Em sua primeira visita à cidade, o pianista Gavrilov ¿ que tocará hoje, às 16h, como solista convidado do concerto de abertura da temporada 2006 da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Teatro Municipal ¿ disse estar encantado. E contou que planeja voltar ao Rio ano que vem para mais apresentações:

¿ Estou maravilhado. Vocês estão de parabéns por essa bela cidade. Já estive em diversas partes do planeta, vi vários problemas. Acho que o Rio só precisa combater os problemas sociais e a corrupção. De resto, é uma cidade incrível.

A polícia alega que vêm caindo os índices de assaltos a pedestres na Zona Sul. Em janeiro, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, houve redução de 21% no número de casos na área do 23º BPM (Leblon e Ipanema) em relação a dezembro. E na área de Copacabana a redução em janeiro foi de 27% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

¿ Temos bom policiamento. Há patrulha fixa na esquina da Nossa Senhora de Copacabana com a Barão de Ipanema (onde Christiane foi assaltada). Deve ter saído para uma ocorrência. Acredito que os casos tenham sido fatos isolados. A gangue da bicicleta não voltou a agir em Copacabana, foi desbaratada ¿ sustentou o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Celso Nogueira.

http://www.oglobo.com.br/rio