Título: Estratégia da Petrobras incluiu fotos de Getúlio e adesivo em carro de F-1
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2006, Economia, p. 18

Empresa divulgou imagem de ex-presidentes. Faltaram dois da era FH

Até chegar ao palanque do anúncio da auto-suficiência em petróleo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou com uma estratégia de marketing orquestrada pela Petrobras. Antes mesmo de Lula citar Getúlio Vargas no discurso do fim da tarde de ontem, a Petrobras já distribuía à mídia duas fotos exibindo o presidente que criou a estatal. A primeira, um dos símbolos da histórica campanha ¿O petróleo é nosso¿, mostra Getúlio, em 1952, com as mãos sujas de petróleo ¿ exatamente como Lula fez ontem. A outra exibia Getúlio assinando, em 1953, a lei que criou a Petrobras.

A estratégia começou na terça-feira, com os comerciais de TV. Foram veiculados no mesmo dia em que foi ao ar a propaganda política do PT. Na quinta-feira à noite, a estatal distribuiu uma foto às redações. Desta vez, posava um grupo de ex-presidentes da Petrobras. Uma curiosidade: os dois presidentes escolhidos durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso ¿ Henri Philippe Reichstul, que assumiu em 1999 e saiu em 2001, e Francisco Gros, que o substituiu ¿ não estão na foto. Aparece apenas Joel Rennó, na verdade um executivo ¿herdado¿ por Fernando Henrique. Rennó assumiu ainda no governo Itamar Franco, ficando no cargo até março de 1999.

Segundo assessores da Petrobras, a foto com os ex-presidentes foi tirada durante um almoço para comemorar a auto-suficiência, na qual todos, sem exceção, foram chamados. Gros e Reichstul não foram ao evento, além de outros ex-presidentes, como Alfeu Valença.

Neste fim de semana, a equipe de Fórmula 1 Williams ¿ a quem a Petrobras fornece combustível ¿ está estampando nos carros pilotados por Marc Webber e Nico Rosberg nos treinos em Ímola a frase ¿2006 auto-suficiente¿. Segundo comunicado da Petrobras, foi uma homenagem do dono da equipe, Frank Williams, e não teve ¿custo algum¿ para a estatal.