Título: PREVENÇÃO CONTRA TERROR E PROTESTOS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 22/04/2006, Economia, p. 19

WASHINGTON. A julgar pelo alerta feito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial (Bird) às delegações dos 184 países que chegaram à capital americana para participar da reunião conjunta, a cidade está prestes a ser invadida por terroristas ou, no mínimo, por hordas de manifestantes anti-globalização. Curiosamente não está programada nenhuma gigantesca marcha de protesto este ano.

Um panfleto entregue aos participantes no credenciamento sugere que não saiam com os crachás fora do ¿perímetro de segurança¿ criado pela polícia nas ruas laterais ao local do evento, ¿em especial se houver demonstrações nas proximidades¿, para evitar risco de agressões.

¿O FMI e o Bird aumentaram sua capacidade de segurança e de socorro à luz das atuais incertezas globais. Em colaboração com as autoridades locais e federais estamos preparados para responder rapidamente a eventos inesperados¿, diz um trecho.

O folheto instrui que ¿permanecer dentro dos edifícios será, em muitas situações, a decisão mais sensata, se ocorrer emergência nas vizinhanças¿. A advertência registra ainda que em situações de emergência o ar condicionado será desligado para evitar a entrada no prédio de produtos contaminantes. (J.M.P.)