Título: QUANTO MAIOR A COMPRA, MAIOR O DESCONTO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2006, Economia, p. 20

Lojas aderem ao abatimento progressivo. Redução nos preços para consumidor que levar mais peças chega a 50%

Para estimular o consumo, o comércio não abre mão de promoções. Um dos chamarizes é o desconto progressivo: o abatimento fica maior conforme aumenta o número de peças compradas. O artifício pode ser vantajoso, mas também pode levar a compras desnecessárias. Por isso, vale a pena avaliar antes se a promoção compensa.

O Espaço Mãenhês, loja especializada em roupas para bebês, gestantes e crianças, é uma das que oferecem a promoção, com descontos que podem chegar a 40%. As lojas de roupas masculinas também apostam no desconto progressivo para vender mais. Segundo David Júnior, gerente da Borelli do NorteShopping, promoções desse tipo chamam a atenção do cliente. Na loja, a camisa pólo fio tinto custa R$69. Mas se o cliente levar três peças, paga R$180:

¿ O desconto progressivo faz com que o cliente compre uma maior quantidade de produtos pelo menor preço ¿ diz o executivo.

Bebidas também entram no desconto progressivo

Roberto Martins, que trabalha em um cartório, costuma aproveitar os descontos progressivos para renovar o guarda-roupas, principalmente comprar camisas sociais.

¿ Sempre aproveito esse tipo de promoção ¿ conta ele, cliente da loja Engarde do NorteShopping.

A loja de bijuterias e acessórios Santa Vaidade, em Ipanema, dá 50% de desconto para clientes que comprarem acima de seis peças:

¿ O desconto pode ser em peças iguais ou variadas. Se o cliente comprasse três peças, como um colar de cristais de murano que custa R$96, uma pulseira de porcelana importada de R$44 e um par de brincos de madrepérola de R$26,80, gastaria R$166,80. Se estas peças fossem compradas com mais duas, como um chaveiro de acrílico francês e um anel relicário com strass, daria um total de R$118,70 ¿ diz Sérgio Wajsros, sócio da grife.

Móveis com preços reduzidos a cada semana

Não são apenas lojas de vestuário, calçados e acessórios que investem no desconto progressivo para fazer o cliente comprar mais. No La Botella, bar especializado em bebidas em Ipanema, quanto maior for o número de garrafas de um mesmo produto que o cliente levar para casa, maior o desconto. O uísque Red Label custa R$64,90 a garrafa; na compra de seis garrafas, o preço cai para R$61,90 a unidade e na compra da caixa com 12 garrafas, o valor final é de R$58,50.

O CasaShopping também aderiu ao desconto progressivo e criou um espaço exclusivo para isso. No showroom Casa Bazar os itens são identificados por cores. O sistema de descontos vale por até seis semanas para um mesmo produto. Um sofá em couro de dois lugares, por exemplo, estará à venda até o dia 23 por R$1.604, 80. De 24 a 30 de abril, cai para R$1.510,40 e de 1º de maio até o dia 7, para R$1.416.