Título: Xiitas vencem impasse e indicam novo premier
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O Mundo, p. 21

Político era considerado sectário, mas principal bloco sunita do Iraque recebe bem a escolha de seu nome

BAGDÁ. Procurando pôr fim a um impasse político que há quatro meses dificulta a formação de um novo governo de unidade, a Aliança Xiita ¿ que controla o governo iraquiano ¿ indicou ontem Jawad al-Maliki como candidato para o cargo de primeiro-ministro. Com isso, a Aliança tenta pôr fim a um crise causada pela rejeição tanto interna quanto pelos EUA do atual premier, Ibrahim al-Jaafari.

¿ Parece que há movimento, e isso é notícia boa ¿ comentou em Washington a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Apesar de relatos de que Maliki seria rejeitado por sunitas e curdos, por ser considerado um político sectário, a Frente Acordo Iraquiano ¿ maior coalizão sunita do país ¿ recebeu bem a indicação.

¿ Quando soubemos que Maliki fora indicado, tivemos discussões, decidimos recebê-lo bem e informamos isso à Aliança ¿ disse Iyad al-Samarraie, dirigente da coalizão sunita.

Depois de meses pressionado a renunciar, Jaafari disse em pronunciamento na TV quinta-feira que estava pronto a se afastar, se seu bloco político assim quisesse.

Para os EUA, um governo de unidade representaria uma esperança de pôr fim à violência sectária que explodiu em fevereiro e expõe o Iraque ao risco de uma guerra civil. Mas não há garantias de que a eleição de Maliki porá fim à insurgência. Ele é o número dois do Dawa, partido de Jaafari. Os parlamentares iraquianos vão se reunir hoje para iniciar procedimentos que levarão à votação do nome do indicado para o cargo de premier.

Forças iranianas teriam atacado curdos no Iraque

Apesar do aparente avanço no processo político iraquiano, muitos no país duvidam que haja um político capaz de inspirar confiança no povo.

¿ Vemos muitos políticos que realmente não são adequados para cargo algum ¿ disse Adil Abdulamir, professor universitário em Basra. ¿ O centro do problema não é Jaafari em si, mas o fato de que falta a todas as figuras alternativas experiência política para conduzir o país.

Forças iranianas atravessaram ontem a fronteira norte do Iraque e atacaram rebeldes curdos em reação a um ataque, afirmou Saadi Pira, funcionário do principal partido curdo, PUK. Relatos de que seis soldados iranianos e cinco guerrilheiros curdos foram mortos não foram confirmados.